Dia do Frete Grátis e as Vendas de Abril 

O Dia do Frete grátis vem ganhando cada vez mais espaço no calendário comercial brasileiro e não é à toa, em um país com dimensões continentais é inevitável o frete ser uma barreira para o comércio eletrônico. O custo elevado da entrega é o principal responsável pelo abandono de carrinho, citado por 66% dos entrevistados na pesquisa da Opinion Box. 

Assim como outras datas comemorativas, o Dia do Frete Grátis, pode ajudar o comércio a aumentar a visibilidade e o volume de vendas, mas nem todos os lojistas sabem como aproveitar da maneira correta. Neste artigo, a Mark vai te explicar o que é o Dia do Frete Grátis, as suas vantagens e como participar da ação sem prejuízo. 

O que é e quando ocorre o Dia do Frete Grátis 

O Dia do Frete grátis ou Free Shopping Day é mais uma tendência americana que vem movimentando as lojas brasileiras, criada em 2008 nos Estados Unidos, a ideia é incentivar o consumo em uma época do ano de baixa nas vendas: a última semana de abril, período no qual a celebração mais próxima é a Páscoa, que geralmente ocorre no início do mês, ou ainda, no final do mês anterior, como é o caso de 2024. 

Não há data fixa para o Dia do Frete Grátis e, assim como ocorre na Black Friday que virá Black Week, alguns lojistas aproveitam para estender o período da promoção, propondo a Semana do Frete Grátis. 

Vantagens do Dia do Frete Grátis

Não é novidade que datas comemorativas geram picos de venda, o que ajuda a manter a operação no azul, porém com uma boa estratégia os lojistas podem se beneficiar dos efeitos por mais tempo. Alguns das vantagens do Dia do Frete Grátis são: 

  • Alto potencial de vendas;
  • Atrai novos consumidores;
  • Aumenta a taxa de conversão;
  • Impacta positivamente o ticket médio da empresa;
  • Movimenta o estoque;
  • Potencializa o nome da marca no mercado;

Como ofertar o Dia do Frete Grátis sem prejuízo? 

O óbvio que precisa ser dito: faça um bom planejamento, é a base para ter sucesso nas suas ações. Tenha todos os aspectos importantes mapeados para não ter surpresas desagradáveis que podem afetar o seu faturamento e desempenho. 

Fazer promoções não significa (e nem deve significar) prejuízo, muito pelo contrário, tem que ser benéfico para os lojistas e consumidores. O custo do frete não é algo sob o domínio das lojas, há pouco ou nenhum espaço para negociação, como é o caso de insumos de fornecedores, por isso muitas vezes lojistas têm dificuldade em ofertar grátis. Ter cautela aqui é importante, afinal, quando o planejamento e as regras de elegibilidade não são bem feitas pode comprometer a margem. 

Para te ajudar a ter sucesso, a Mark separou alguns pontos básicos de atenção: 

  1. Escolha dos produtos 

Tem produtos que você tem mais margem, não é mesmo? Pois então, esses são bons candidatos para estamparem suas promoções. Não precisam ser somente eles, ter um mix de produtos elegíveis é fundamental, porém aqueles com boa margem são ótimos para compor a promoção e encher os olhos dos consumidores. Com antecedência você pode inclusive tentar uma negociação com seus fornecedores, claro que seu poder de negociação está geralmente bem atrelado a sua capacidade de compra, porém não custa tentar melhores condições e ir trabalhando esse relacionamento que é tão fundamental para todo lojista. 

Antes de selecionar os itens elegíveis para o Dia do Frete Grátis não esqueça de passar a limpo seu estoque, principalmente caso você tenha operação física e digital em sistemas diferentes, o que pode causar bastante dor de cabeça. É importante ficar atento para não investir esforços em produtos que você tem poucos itens (a duração da campanha pode ser muito curta para compensar os recursos) bem como ter a ciência de que de nada adianta fazer uma seleção com base em peças encalhadas, os consumidores percebem e podem ter uma impressão ruim da sua ação. Atenção, isso não significa que uma estratégia de queima de estoque é ruim, apenas que é uma estratégia com uma proposta diferente do Dia do Frete Grátis. Ambas têm seus prós e contras e seus momentos de aplicação, a ressalva aqui é para você cuidar para não misturá-las. 

Avalie o custo de envio das mercadorias selecionadas, considerando as medidas do item (dimensões e peso afetam diretamente nesse cálculo) bem como os detalhes que envolvem esse transporte (embalagens cilíndricas usadas para transportar tapetes costumam ter um envio mais complicado, já que fogem da proporção padrão, assim como produtos perecíveis ou que necessitam de cuidado redobrado pela fragilidade ou valor também). Claro que caso a sua loja trabalhe apenas com itens nesse nesse estilo não há muito o que fazer, faz parte do jogo do seu mercado, porém se você tem um mix mais amplo pode ser interessante evitar a seleção desses que necessitam condições mais delicadas de entrega. 

  1. Regras da campanha 

Uma campanha de frete grátis para todo Brasil pode ser ótimo para levar e trabalhar sua marca nos quatro cantos do país, porém, pode ser um tiro no pé. Transporte é um assunto delicado por aqui, seja por questões geográficas como também por problemas de infraestrutura. O fato é que nem sempre é viável oferecer frete grátis para o Brasil todo e está tudo bem, isso não significa que a sua loja não possa participar da campanha promocional de abril. Para driblar as peculiaridades da entrega no nosso país, uma possibilidade é escolher estados que você tem mais consumidores, que provavelmente vão ser aqueles que têm um custo de frete razoável, ou escolher regiões mais distantes em que o frete é mais alto. Para decidir você precisa considerar o objetivo da campanha, se você quer intensificar a presença em certos locais ou desbravar novos mercados, e os custos para atingir bons resultados independente de qual caminho escolher. Um ponto importante é refletir se é economicamente viável para os consumidores do norte, por exemplo, consumirem regularmente da sua loja do sul, já que a ideia sempre deve ser além de despertar interesse pela sua marca tentar também aumentar o LTV (o tempo de vida do cliente) e fidelizar aquele público.

Nesta mesma linha é fundamental definir detalhes das condições de compra elegíveis, é válido pensar em valores mínimos de compra de acordo com o estado do comprador. A forma de pagamento também pode ser um critério importante, já que seu custo é maior para vender parcelado do que no cartão à vista e menor ainda via pix. Além das taxas das adquirentes que podem ser transformadas em benefício para o consumidor (no caso dessa ação em frete grátis), caso você ofereça opções de parcelamento de compras e necessite fazer o adiantamento das parcelas (por conta do seu fluxo de caixa) você tem que estar ciente que essa venda saiu mais cara para ti, do que aquelas pagas numa única vez. E, mais importante ainda que a forma de pagamento é definir o valor mínimo da compra, vendas de R$25,00 com um frete de R$30,00 (por conta do lojista) quebra qualquer negócio, tenha cuidado! 

Caso os seus produtos tenham um ticket mais baixo e, principalmente, caso sua loja não esteja com uma boa variedade de itens disponíveis, atingir um valor mínimo de compra que compense dar o benefício do frete grátis pode ser mais complicado para os seus clientes. Essa situação pode causar uma impressão ruim da sua campanha, como se você estivesse fazendo “apenas por fazer” e não querendo de verdade trabalhar a data promocional. Nesses casos, uma boa saída é já montar e promover alguns kits prontos, claro,  considerando o valor mínimo da compra. Além de facilitar a compra para o cliente, quando o próprio lojista selecionar e montar os combos, é possível fazer isso com estratégia, considerando os pontos de atenção listados aqui acima, no item 1. 

  1. Estratégia de divulgação 

Uma campanha promocional precisa de uma boa estratégia de divulgação, de nada adianta planejar tudo e não considerar a comunicação e publicidade, esse investimento também deve ser colocado na conta na hora de planejar o Dia do Frete Grátis na sua loja. A soma de esforços está ficando grande não é mesmo? Faz parte do jogo, é importante saber bem todas as etapas envolvidas e gasto de energia e recursos para participar. Lembre-se, o ROI aqui é um ponto crucial, será que vale a pena investir mil reais para vender mil reais? Essa é uma análise que você precisa fazer e, como sempre, tudo depende da estratégia em questão. 

A segmentação dos anúncios é um dos erros mais comuns de lojistas e é um deslize bem simples de evitar, na hora de criar seu anúncio preste atenção na área de cobertura selecionada. Geralmente, as ferramentas de criação de anúncios vêm pré selecionadas para abranger o Brasil todo (ou o país nativo do anunciante em questão), caso você só venda para determinados estados ou cidades é indispensável fazer essa delimitação, do contrário você está desperdiçando seu orçamento em vão (a ressalva aqui é para aqueles casos em que você quer ir esquentando a base para quando iniciar a sua operação na região). Esse cuidado é indispensável na hora de anunciar uma promoção de frete grátis para determinadas regiões, além de evitar gastos desnecessários, evita decepção de usuários impactados que não estão em uma zona de entrega válida para participar. 

Sabe aqueles clientes que percorreram toda a jornada e ali no final, na hora de finalizar a compra, abandonaram o carrinho? Esse é o momento de trabalhar essa base, a chance do frete ter sido o empecilho para fechar o pedido é alta, ou seja, com o Dia do Frete Grátis, é uma venda “garantida” e “sem esforço”. Você não vai perder essa oportunidade né? Faça campanhas direcionadas para esse público, aposte no e-mail e whatsapp marketing, além de anúncios pagos direcionados para essa listagem. Inclusive uma estratégia possível e que pode ser bem interessante é promover sua campanha apenas para esses públicos certeiros, como aqueles consumidores que estão com carrinho cheio sem ainda finalizar, os que foram até a finalizaram mas abandonaram o pedido e aqueles que sempre compram com você a cada x tempo e que você sentiu falta da última compra, talvez ele precise de um empurrãozinho para voltar a ser regular contigo e não testar a concorrência.  

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