Muito mais do que um Like

Afinal, o que é Mídia Social? Resumidamente, é a nova vitrine! Todo e-commerce precisa de uma estratégica de marketing pra criar fidelidade e novos atrativos para seus clientes. Nesse post, explicamos um pouco sobre mídias sociais.

Para muita gente a frase não é apenas “modo de dizer” e sim uma verdade, brincam que se um negócio não está online é porque ele não existe. Função ainda mais em destaque em tempos de isolamento social. É a comunicação, o posicionamento, a mensagem, o valor, e por fim, é o meio.  É forma de promover trocas. De relacionamento, confiança, credibilidade e, claro, de vendas, afinal, é negócio também. E tem que fazer render,  tem que calcular o ROI, medir o CAC e estar atento aos números.  As Redes Sociais (e os profissionais de Mídia Social) transformaram a comunicação, humanizando a marca ao aproximá-las dos consumidores,  ao mesmo tempo que trazem mais eficiência e eficácia nas ações de marketing e comunicação.

Toda estratégia de mídia social deve ser desenvolvida em sintonia com os objetivos comerciais, já que uma área não trabalha sem a outra. Se meta da empresa naquele mês é o escoamento do estoque atual antes de lançar a coleção da nova estação logo, a comunicação deve dar destaque para esses produtos em seus canais oficiais. Mas não se engane! Isso não significa que suas redes sociais devem ser um catálogo de produtos, como em flyers e panfletos de alta tiragem. Produto por produto, facilmente vira commodity, e nesta zona não há diferenciação na qualidade percebida. É guerra de preços, e não há mal nenhum nisso. O problema é ter fôlego no caixa para competir, negociar com os stakeholders, e conseguir entrar na disputa mantendo o percentual de lucro da empresa.

Mas o foco aqui não é precificação, é o alinhamento da estratégia do negócio e a sua comunicação, seja no meio físico ou digital, é a vez do omnichannel. Do contrário não funcionará. Essa é a missão do Profissional de Mídia Social. É muito mais do que um like! É sinergia, é o resultado de muito planejamento e desenvolvimento de marca. É uma eterna construção, com tentativas, erros e muitos testes A/B para atingir o as buyers personas e conquistar novos públicos, é uma etapa necessária que todas os produtos de marketing, comunicação e design precisam percorrer, fazer teste A/B não é ou não deveria ser opcional. Mas, essa técnica que já é antiga, baseada na Experimentação Controlada, ainda hoje não é uma regra para todos atuantes da área ao conduzir seu planejamento mensal.

Ser Mídia Social é lidar com a dicotomia das tais métricas de vaidade e a valorização dos KPIS. É saber que sem dados não se faz marketing, e sem audiência, também não se gera tráfego. Não são apenas imagens bonitas com alta frequência.

São estratégias de marketing que garantem a comunicação integrada, transmitem o propósito da marca,

Acesse um tutorial para testes A/B aqui

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