Estratégias de Vendas para o Natal

A mensagem de natal do Mark para você empreendedor é: planeje-se. Essa é a maior data de vendas do ano, todos os varejistas estão atentos para fisgar os consumidores e acabar com os seus estoques, você precisa de antecedência para garantir o seu feliz natal 🙂 

Sim, você recém está fechando as contas e analisando os resultados da sua loja na Black Friday & Cyber Monday e já tem que correr para preparar as vendas do Natal, é assim mesmo a reta final do ano, é correria! E que coisa boa né? Os dois últimos meses são as galinhas dos ovos de ouro do varejo: Black Friday, Natal ou Hanukkah & Réveillon, não importa como/qual celebram, uma coisa é garantida: todos querem celebrar (comprar & vender). Então, como se preparar para as vendas de Natal de 2021?

Trabalhe sua identidade visual para o Natal

É inegável que, no final do ano, o espírito natalino envolve as pessoas, a sua loja deve envolver também: você precisa decorar o seu negócio para o natal. Afinal, é uma delícia ir ao shopping ver a árvore, as cores e as luzes da decoração de natal, não é? Essa mesma energia que você precisa passar para os seus clientes, engajando eles com os seus produtos e o espírito festivo (motivando eles para celebrar e, claro, comprar!).

Site e Redes Sociais

A sua loja tem um site personalizado feito sob medida para sua marca? Então você deve saber bem que sim, detalhes fazem toda a diferença, banners temáticos despertam a atenção e levam os consumidores a conferir a oferta. Portanto, agora que a Black Friday dá lugar para o Natal, sua comunicação deve ser toda renovada, crie banners no clima natalino que levem os seus clientes a conhecer produtos específicos que você separou para ele nessa data. Nossa cliente, Thor Pet Store, já está com a sua coleção de roupas de natal a mil no seu site e, claro, deixou isso bem em evidência. 

E-commerce Thor Pet Store

O seu plano de assinatura é da Loja Base? Não tem problema, apesar de ser um estilo mais direto ao ponto, também é possível (e super recomendado) dar uma incrementada na sua loja para as vendas de natal. A sugestão é usar um novo recurso aqui da Mark: o aviso de loja! Agora você pode colocar uma faixa no topo (cabeçalho) da sua loja virtual para passar recados curtos aos seus clientes, como um cupom promocional de natal por exemplo 🙂 

Outro recurso visual que você pode trabalhar é a galeria de fotos do seu produto, você pode fazer algumas fotos/montagens temáticas para o natal, trazendo cores e elementos que remetem a celebração. Então a primeira foto (a foto de capa) do produto pode seguir o tema e a sequência da galeria de imagens com as fotos mais clean/tradicionais da sua loja. Essa ideia é especialmente interessante para marcas que tem produtos específicos para o natal, como o caso da Thor Pet Store e da marca Tricot da Cá , que produzem linhas de roupas de natal para pets e bebês. 

Já para lojas de outros nichos a nossa sugestão seria também criar esse tipo de material (fotos, montagens) natalino para divulgar e promover combos específicos especialmente para as vendas de natal (mais adiante vamos retomar esse assunto).

Essas mesmas fotos temáticas podem e devem ser compartilhadas no Instagram da sua loja, confere aqui como as duas clientes usam: 

Papelaria & Embalagens

Se você tem uma loja, certamente já percebeu a importância de investir em embalagem, não só pela segurança do produto mas também para trabalhar a sua marca e criar uma boa experiência do cliente com a sua empresa, a embalagem é o ponto de conexão com o cliente. Claro que no natal não seria diferente, então que tal fazer embalagens na temática natalina?

Essa é uma ótima forma de aumentar o valor agregado dos seus produtos, os clientes não vão precisar se preocupar com a embalagem, vão comprar na sua loja e entregar para os seus familiares e amigos um presente completo, a cara do natal. 

Um exemplo para te inspirar são as novas embalagens da nossa cliente Tricot da Cá, que incrementou sua caixa de envio com uma fita vermelha com bolinhas brancas, usando também um ramo de planta para remeter ao pinheirinho de natal. Estratégia simples e super efetiva!

Pequenos empreendedores não devem querer competir por preço, os grandes varejistas do mercado já fazem isso, você deve usar o seu tamanho enxuto a seu favor: inclui também um bilhetinho de agradecimento personalizado escrito à mão para estreitar ainda mais os laços com os clientes. Lembrando que nessa época do ano muitos dos seus pedidos serão presentes a um familiar/amigo, então você tem duas oportunidades de trabalhar a sua marca: com quem comprou e com quem recebeu. 

Uma boa estratégia para incentivar a recompra é incluir (dentro e fora da embalagem de presente) um cupom de desconto no frete e/ou na próxima/primeira compra no site, podendo ou não colocar um prazo limite para utilizar, como até o Ano-Novo (caso queira e faça sentido fomentar as vendas para essa data) ou válidos também durante toda a temporada de verão (período de tradicional baixa no comércio).

Google Trends termo “presente”

Trabalhe o ato de presentear

É tempo de festas e trocas de presentes,  tem amigo secreto da empresa, fim de ano com os amigos e a ceia com a família, seja como for a sua celebração, você certamente irá comprar ao menos um presente, se não vários. O problema é que nem sempre sabemos o que comprar, afinal não é pra gente, presentear é mais difícil e é aí que entram os guias de presentes.

Essa é uma excelente estratégia que serve tanto para atrair consumidores indecisos, que não sabem bem o que comprar de natal, como ajuda no rankeamento do seu site nos buscadores. Mesmo que nem todos acessos se convertam em compras, todos eles são valiosos porque demonstram a relevância da sua página. Dessa forma mais acessos orgânicos são gerados, ampliando o potencial da sua marca sem ter que necessariamente pagar por eles com campanha no Google Ads.

Guias de presentes para o Natal

Se você quer saber mais sobre algo, ter inspirações, onde você procura? Na internet, é claro. A regra é a mesma para o Natal, muitos consumidores estão atrás de dicas de presentes para o namorado, mães, pais, colega de trabalho etc. 

Use esse comportamento a seu favor, crie guias de presentes na sua própria loja: presentes de natal até 50 reais, ideias de presentes para namorado,  5 presentes de natal perfeitos para crianças, etc. A estratégia para criar esses guias de presentes pode ser de acordo com o usuário do produto (quem vai recebê-lo) como por faixa de preço (que o comprador vai despender para comprar o produto). 

Transforme produtos individuais em kits de presentes

Uma data tão especial merece a devida atenção, analise seu estoque de produtos e crie kits de presentes para o natal. Lembra do guia de presentes? Pois então, é hora de colocar as sugestões à venda. No Natal sempre se quer dar algo a mais, faça com que esse complemento seja vendido por você também. Use a estratégia de embalagens para te ajudar nessa composição e monte kits completos e perfeitos para se presentear e aumentar seu ticket médio.

Crie novas coleções com temáticas das festas de fim do ano 

Sim, você pode fazer isso mesmo que não venda produtos específicos de natal ou obviamente relacionáveis como roupas de natal pet ou para bebês. Você pode pensar em Colabs (vendas em parceria) com outras lojas para complementar a sua oferta, investir em produtos mais personalizáveis para essa época do ano ou ainda apostar em presentes destinados a 2022. Como assim? Bom, existem várias crenças e apostas para o próximo ano: a cor do ano, cor da virada, pedra do ano etc, você pode então trabalhar exatamente esse ritual de passagem/celebração para o próximo ano.

E o melhor, tudo isso que você está montando para facilitar suas vendas /incentivar a compra, pode ser usado como material de divulgação da sua loja! Para criar “cards” para postar no seu feed, interações nos seus stories ou ainda vídeos no reels.  Então sim, se planejar para as vendas de natal dá trabalho mas é fundamental para o seu negócio e jamais será um tempo perdido, é investimento.

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