Tudo sobre a Black Friday

Quando começa a BlacK Friday?

Em 2021 a Black Friday será dia 26 de novembro, que é a última sexta-feira do mês. A data é definida a partir de uma comemoração religiosa, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), que não tem data fixa: ocorre sempre na última quinta-feira do mês de novembro e no dia seguinta, na sexta-feira, ocorre a Black Friday.

Mas, se você trabalha no comércio, comece já! Com a popularização dessa ação comercial, impulsionado por grandes varejistas, agora existem várias blacks e as campanhas de marketing começam no início do mês, é a Black November. A dica é seguir essa tendência e organizar o seu negócio para fazer ações durante todo o mês de novembro, com comunição e ofertas iniciais para esquentar o seu público para o que está por vir: Esquenta Black Friday (terceira semana do mês de novembro), Black Week (na última semana), Black Friday no dia 26 de novembro e, para aqueles que trabalham com tecnologia, a data seguinte: Cyber Monday – dia voltando especialmente para o mercado digital.

Como ter sucesso na Black Friday? Com muito planejamento! Você vai precisar organizar o seu mês promocional com antecedência e cuidado para análisar/definir as suas ações promocionais, garantindo que as promoções sejam boas para o cliente e para o seu negócio. Para isso, atenção as regras de ouro:

Como escolher produtos para a Black Friday?

Para escolher quais produtos participarão da promoção da Black Friday você precisa analisar bem seu estoque (é importantissimo ter seu inventário em dia hein) e na hora da seleção dos produtos que entram na Black recomendamos que você considere esses 3 pontos chaves:

Produtos com margem

O primeiro ponto que você precisa analisar na hora de definir quais produtos vão entrar em promoção (e qual desconto você irá oferecer) é a sua margem, é com base nela que você vai entender o quanto de desconto você poderá oferecer e o quanto isso irá verdadeiramente impactar no faturamento da sua loja. Você precisa se organizar com antecedência para ter tempo hábil de negociar com seus fornecedores: seja para comprar os produtos que você revende ou para encomendar as materiais primas para a sua produção. Para ter maior poder de negociação com o seu forncedor há duas regras de ouro: tempo – comece cedo, antes da sua concorrencia ter esse clique da urgencia e, quantidade – compras com maior volume tendem a dar mais vantagem ao comprador, afinal você já está garantindo uma venda mais significativa para o vendedor. Mas atenção, produtos com boa margem não dependem exclusivamente desses dois fatores, podem ser também aqueles que você consegue/costuma colocar uma margem de lucro maior (o que sobra depois de se calcular as despesas fixas e variáveis) e atenção não estamos falando do seu markup e sim da sua margem de lucro (são dados/ resultados diferentes).

Produtos parados

Sabe aqueles produtos tendência do ano? Aqueles que eram a última moda e você apostou na novidade, comprando várias peças que por fim acabaram encalhando no seu estoque. A hora de vender tudo é agora! Produtos que seguem modismos muito específicos geralmente não passam dois verões em alta, eles vem e vão, seu estoque precisa ir também né?! Aproveita que eles ainda tem uma certo procura e coloque os produtos no jogo, garantindo que você não vai ter prejuízo quando a moda passar. Um conselho: pensei mil vezes antes de colocar um desconto alto em peças atemporais, o clássicoss que sempre se usa como jeans, são mais fáceis de serem aproveitados e vendidos mesmo virando a estação/ano.

Produtos ísca

Essa não é uma tendência apenas das vendas digitais, é uma estratégia de vendas muito utilizada por anunciantes há anos. Usar o recurso “grátis” “50/80%” é poderoso,; desperta atenção e desejo se bem aplicadas e, de quebra, consegue elevar o ticket médio da venda: o comprador fisgado pela promoção irresístível entra na sua loja (seja física ou digital) e lá se depara com outros produtos incríveis e pensa “por que não aproveitar?”, essa é a grande sacada! Para isso sim, você vai “sacrificar” e reduzir um pouco a sua margem neste item, afinal o desconto tem que valer a pena, tanto para o consumidor como para você (não esqueça disso hein!). Na hora de escolher a sua ísca é fundamental pegar uma de grande giro/procura e ainda pensar se não é prudente/necessário limitar a quantidade de itens por cliente. E, claro se o cliente comprar apenas o produto ísca, tudo bem também faz parte do jogo.

Como vender mais na Black Friday?

Existem várias estratégias que você pode aplicar para fomentar e facilitar as suas vendas na Black Friday que não envolvem o seus produtos em si e sim um incentivo extra para o cliente fechar a compra. Algumas sugestões:

Desconto à vista:

Pra isso aposte no Pix! É uma ótima solução para quem tinha dor de cabeça com boletos, que aliás não é um meio de pagamento recomendado para época de Black Friday hein. Com o Pix você pode oferecer desconto maior por 2 motivos: o Pix é isento de taxa (ou taxa mínima 0,99% no caso de Pix Estático) e o melhor de todos, você vai receber na hora, tendo mais capital de giro para comprar mercadorias, fazer anúncios etc. Não seria uma ótima ideia ter mais verba disponível para preparar a campanha de natal que vem logo em seguida? Mas, atenção: lembre-se qual é a taxa que você paga para empresa de pagamento e considere esse desconto extra para pagamentos em Pix na hora de definir as promoções específicas de cada produto / categorias de produtos.

Frete grátis/fixo

Isso muda totalmente a sua oferta! Esse benefício pode ser oferecido de diversas formas, trabalhando valor mínimo de compra, método de pagamento (pode também priorizar pix), produtos específicos ou ainda a localidade do comprador. Um ponto importantissimo dessa oferta é verificar o custo máximo e mínimo que você pode ter com o envio (considerando o peso dos produtos e as possíveis localidades dos compradores) para garantir que esteja dentro da margem financeira que você calculou para essa oferta, sem te pegar de surpresa 😉 Por isso, outra pção é definir fretes fixos de acordo com o estado ou ainda fazer um combinado entre ambas opçãoes.

Opções de parcelamento

Por que só facilitar as compras à vista? Você também pode oferecer opções de parcelamento com o sem juros (nesse caso a loja que assume os custos do parcelamento), para isso acesse o site de da empresa de pagamentos que faz as suas transações, verifique os percentuais e opções de parcelamentos oferecidos e ative as opções escolhidas na sua conta. Você pode também considerar cobrir os juros de acordo com o valor total comprado bem como possibilitar que se divida o valor total em mais de um cartão de crédito. Neste momento, para compras parceladas, a Pagseguro que está apresentando as melhores taxas! De qualquer forma verifique direto com a empresa de pagamentos.

Cashback na loja

Grandes varejistas como Magazine Luiza e Americanas fazem campanhas de cashback, o que acha de te inspirar? Sim, mesmo sendo um pequeno empreendedor você pode fazer campanhas de cashback, o importante é delimitar e estruturar bem as regras. Praticamente um mês depois da Black Friday já é Natal, não seria ótimo ter essa recompra de clientes da Black Friday para as festas de fim de ano? Pois é, então incentive que o cliente compre novamente com você! Que tal garantir um cashbak de, por exemplo, 20% para os clientes que retornarem a sua loja? As lojas já trabalham com valore menores na Black Friday e sobem novamente na entrada do mês seguinte (dezembro), então a verdade é que você “dar de volta” 20% do valor comprado em Black Friday, para o cliente comprar no Natal, não representa necessariamente para você um custo de 20%, já que em dezembro os preços estão mais elevados, então esse desconto significa/pesa menos. E, ao mesmo tempo, tem grande valor para o seu negócio: incentiva a recompra & conquista o cliente, fidelizando ele com a sua loja para a segunda data comemorativa seguida!

Como divulgar a campanha da Black Friday?

Em primeiro lugar você precisa transmitir segurança aos seus clientes, infelizmente, aqui no Brasil se tem o histórico de campanhas falsas, a tal “Black Fraude”, o que acaba inibindo potenciais consumidores de aproveitarem as promoções da Black November. Você precisa estar atento a isso na hora de elaborar a sua campanha e criar estratégias para acabar de vez com esses receios.

Prova Social

Não adianta, a desconfiança é maior com os pequenos lojistas e, se a sua loja ainda vende apenas pelo Instagram/Whatsaapp, a insegurança do cliente fica ainda maior. Por isso a importância da prova social! Incentive sua base atual de consumidores a dar depoimentos e compartilhar vídeos de unboxing ou ainda usando as peças adquiridas. Mas como? Mantendo uma relação próxima com eles, e não é só fazendo aquele clássico cupom de 10% para quem postar, essa é estratégia é super válida e deve se trabalhado dentro de um conjunto de ações é o cuidado na hora de montar a caixa de envio, é colocar algum mimo extra, é compartilhar vídeos desse preparo e recompartilhar os que os clientes postam sobre você 🙂

Jogue Limpo

Sim, o comércio trabalha a Black Friday no mês todo de novembro e você deve fazer isso também! A única regra é: jogue limpo, se você vai fazer um esquenta black friday com produtos com 20% off e sabe que na sexta feira 26 (o dia oficial da Black Friday) você vai dar um desconto maior nos mesmos produtos você precisa deixar isso claro para o seu consumidor, ai fica opção dele já garantir o produto ou esperar mais um pouquinho pra tentar pegar o preço mais baixo, assim não fica aquela sensação desagradável de “Black Fraude”. A nossa dica é definir as promoções de forma estratégica, por grupos/categorias de produtos, fazendo uma espécie de rodízio entre eles (por exemplo, cada semana um entra na promoção) e depois na última sexta-feira do mês você faz uma super promoção que pode englobar todos (ou quem sabe cortando meesmo o preço daqueles que ficaram mais encalhadinhos no estoque).

Clientes Atuais

Destaques

Compartilhe em linkedin
LinkedIn
Compartilhe em whatsapp
WhatsApp
Compartilhe em twitter
Twitter
Compartilhe em reddit
Reddit
Compartilhe em facebook
Facebook