O Dia das Mães é uma das datas comemorativas que mais movimentam o varejo brasileiro. Afinal, é uma ótima oportunidade de venda para todos os nichos, já que cada mamãe tem seus gostos e preferências. E para aproveitar mais essa data tão amada e, principalmente, se diferenciar no mercado, separamos alguns tópicos importantíssimos para você começar a se planejar!
Faça pesquisas para entender o seu público alvo e os produtos em alta no mercado.
Pesquisas ajudam a adaptar produtos e estratégias de marketing às necessidades dos clientes, garantindo maior aceitação e satisfação. Além disso, identificar produtos em alta permite oferecer uma seleção atrativa e se destacar dos concorrentes. Para 2024, os produtos em destaques para o dia das mães, são:
- Acessórios (45,7%);
- Perfumes (41,7%);
- Cosméticos (23,1%);
- Chocolates (22,9%);
- Flores (17,1%);
- Procedimentos estéticos (13,4%);
- Almoço ou jantar em restaurante (12,8%);
- Maquiagem (12,6%)
- Utensílios de cozinha (11,1%);
- Eletrodomésticos (10,1%);
Com todas essas informações em mãos, é possível criar promoções mais assertivas ou até mesmo montar kits e combos.
Organize o seu estoque e esteja ciente da alta demanda
O Dia das Mães é um período movimentado para o varejo. Por isso, é essencial planejar seu estoque e organizar kits e promoções para garantir que seus clientes encontrem o que procuram e não percam vendas. Uma dica valiosa é revisar como foram os anos anteriores. Houve dificuldades ou tudo correu bem? Embora as demandas e preferências dos consumidores mudem a cada ano, pode ser um guia para iniciar o planejamento.
Atenção nos prazos de entrega e preparo!
Ao organizar os produtos, é essencial não apenas ter em mente o tempo necessário para a produção, mas também considerar o período de transporte até o cliente final. Ao incorporar tanto o prazo de produção quanto o de entrega da transportadora em seus cálculos, você garante uma experiência de compra mais transparente e satisfatória para seus clientes. Isso evita surpresas desagradáveis, como atrasos na entrega, que podem resultar em insatisfação do cliente e até mesmo em prejuízos financeiros para o seu negócio.
E, além disso, invista na comunicação com o seu público! Faça lembretes e postagens com antecedência para que os clientes não deixem os pedidos para a última hora.
Trabalhe diferenciais
O Dia das Mães é uma data que carrega um forte apelo afetivo. Por isso, as estratégias de vendas e as campanhas relacionadas a essa ocasião precisam ser humanizadas e emotivas, visando estabelecer uma conexão mais profunda entre a marca e o seu cliente. Investir no pós-compra com algum benefício, como, por exemplo, o cashback, pode ser uma excelente estratégia para fidelizar o cliente. Um ponto crucial a se considerar é direcionar o foco para o consumidor final, e não apenas para o comprador. Afinal, quem utilizará o produto de fato serão as mães. Além disso, há outras maneiras de cativar o cliente, tais como oferecer um atendimento eficiente, proporcionar experiências personalizadas, e incluir brindes ou mimos na compra.
Lembre-se de se colocar no lugar do seu cliente em cada etapa do processo; isso garantirá o sucesso das suas campanhas. Afinal, o seu cliente deve ser o centro do seu negócio. Ou, nesse caso, as mamães! ❤️