Vale a pena vender na Shopee?

A Shopee é uma das gigantes do marketplaces e está conquistando cada vez mais espaço no Brasil. Será que vale a pena vender na Shopee? Vamos te ajudar a analisar os prós e contras te ensinando a calcular as taxas de comissão da Shopee e o que elas representam para o seu negócio!

Sem barreiras financeiras e logísticas, vender em Marketplaces é uma possibilidade que pode ser bem atraente para lojistas. Essa ferramenta de venda também tem uma proposta bastante interessante para os consumidores, o que explica a relevância desses desses players – tipo de negócio -, tanto no Brasil como em outros países.

A asiática Shopee começou as suas atividades no Brasil com taxas competitivas para os lojistas e facilidades para compradores. Com marketing de aquisição agressivo, a Shopee apostou em isenção total de taxas e cupons de frete grátis irrestrito – sem mínimo de compra e máximo de uso -, claro que tantos benefícios despertaram a atenção do mercado e rapidamente foi ganhando espaço entre os brasileiros. A empresa, que tem todo suporte financeiro do grupo Sea Group, manteve sua estratégia de compra de mercado, aplicando então uma comissão de vendas de apenas de 5% para os vendedores brasileiros da Shoppe, sendo nitidamente a melhor oferta neste sentido. 

Mudanças na Shopee

Em junho de 2021, com mais confiança entre os lojistas e consumidores, a Shopee aumentou sua taxa para até 18%de acordo com a modalidade escolhida. O tentador frete grátis não é mais irrestrito, agora com mínimo em compras de R$20,00, existem novas regras para as lojas poderem ofertar frete grátis para seus clientes: pagar taxa base da Shopee de 12% + 6% para ser elegível a gratuidade da entrega, totalizando assim uma comissão de 18% sob as vendas feitas na plataforma. Com um marketing estratégico atento à fidelização com a marca, a Shopee mantém – até a data da publicação deste post-, a possibilidade dos compradores terem dois frete grátis por mês, que podem ser usados em qualquer loja do marketplace mesmo que este não pague a comissão adicional de 6%. 

E agora, pago 18% de comissão para Shopee?

Neste sentido, a dica da Mark para os empreendedores é também trabalhar a sua marca, apostando em estratégias de marketing para conquistar e fidelizar os consumidores. 

Em primeiro lugar, incentive os seus clientes a usarem o frete grátis bônus, que a Shopee segue patrocinando, na sua loja. Como? Usando os recursos que você já tem disponível na plataforma. O painel de vendas para lojistas Shopee oferece a possibilidade de:

  • Personalizar a página da sua loja; 
  • Ver informações de desempenho; 
  • Realizar campanhas de marketing (pagas e gratuitas); 
  • Conversar com clientes por chat ao vivo. 

Use todas as ferramentas da Shopee a seu favor, preenchendo todos os campos possíveis com todas as informações da loja. Ao personalizar não esqueça de inserir o seu logo em boa qualidade e uma foto de capa – a sugestão aqui é colocar na arte do banner o @ do instagram da sua loja e talvez também uma frase de isca como “promoções especiais no instagram” – lembrando que esse espaço de banner é bem reduzido e as demais informações da loja acabam se sobrepondo, para não ficar muito poluído a sugestão é diminuir a opacidade do banner (aumentando a transparência) na hora de criar a arte. 

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