Tik Tok & Varejo

Não é apenas a necessidade que leva uma pessoa a iniciar uma jornada de compra, na verdade essa é a base da Pirâmide das Necessidades e o esforços de marketing giram justamente para trabalhar essa hierarquia de motivações tão bem pontuadas lá nos anos 40 por Maslow. Com as redes sociais, a produção e exposição a esses estímulos é gigantesca. Por isso, entender como produzir materiais que influenciam os consumidores a comprar contigo é fundamental.

A rede social do momento é o TikTok, onde 3 em cada 4 usuários sentem que os anúncios se misturam aos conteúdos, não sendo descarado as publicidades. Quais estratégias e estímulos são usados para causar essa impressão aos usuários? É sobre isso que vamos falar neste post. 🙂

Comércio movido por conteúdo

O conceito de content-driven commerce (comércio movido por conteúdo) se ramifica por todo o mercado, já que toda empresa quer vender, né? São produções personalizadas que agregam valor para o público para além da propaganda. 

O formato de publicidade no TikTok segue crescendo por ser justamente isso: Personalizado e diferente dos demais, não se percebe que o que está se assistindo e interagindo é uma “publi”,  é tudo conduzido de forma tão leve que fica natural de uma maneira leve e divertida. Aqui vai alguns pontos importantíssimos para a comunicação nesse formato: 

  • Autenticidade: O conteúdo deve ser, ou ao menos parecer genuíno, criando uma conexão real com o público. Exemplo, utilizar expressões personalizadas,  ou ainda apelidos para se referir ao público, isso gera descontração, quebra formalidade e ainda gera um efeito de pertencimento. A influenciadora Gabi Moretti, que tem vários bordões viralizados, se aproxima dos usuários com as chamadas; para quem assiste é como se estivesse pegando dicas de moda com uma amiga, e não uma criadora de conteúdo. 
  • Entretenimento: A publicidade no aplicativo se destaca por entreter enquanto promove, por isso, utilize abordagens de conteúdos dinâmicos, como explorar a experiência utilizando o produto ou serviço e não apenas um conteúdo “de provador” padrão. Por exemplo, ao promover uma nova coleção de inverno, ao invés de apenas mostrar as peças e combinações, é interessante criar materiais que mostrem os produtos sendo utilizados em diversas ocasiões do dia a dia. Em viagens, em um jantar ou em um dia comum de trabalho. Com essa contextualização, é possível trabalhar melhor os benefícios dos itens ofertados, bem como toda a experiência de consumo, e não se limitando ao objeto em si. 
  • Interatividade: Os conteúdos interativos aumentam significativamente o engajamento, pois permitem que os consumidores participem ativamente, fortalecendo a relação com a marca. Uma estratégia eficaz é pedir sugestões ou opiniões ao final de vídeos que apresentem produtos ou serviços. Dessa forma, tanto o vídeo quanto os comentários se tornam espaços para troca de dicas e feedbacks. Além disso, é muito comum que os usuários assistam aos vídeos enquanto conferem os comentários, o que enriquece a experiência, seja para quem interage ativamente ou apenas acompanha as discussões.

Marketing boca a boca

O bom e velho boca a boca pode ser potencializado com parcerias com creators, bem como com os próprios clientes. O efeito viral incentiva os tiktokers a criarem conteúdos orgânicos e espontâneos, esse estímulo é o tal FOMO (Fear of Missing Out, medo de ficar de fora), afinal, não tem um ganho direto financeiro. Essa etapa da estratégia retoma o verdadeiro movimento do boca a boca com uma construção colaborativa e genuína de uma rede de advogados defensores da marca. E, é claro que todo esse movimento impulsiona o negócio. Alguns pontos importantes dessa estratégia:

  • Esteja por dentro das tendências: Para produzir conteúdo que leve sua marca, produto ou serviço mais longe, é essencial estar por dentro das tendências e saber o que está em alta. Mas atenção: Nada de entrar em trends por entrar, ok? Fazer conteúdo “da modinha” sem uma estratégia clara pode ser arriscado e até prejudicial para a imagem de uma marca ou criador. Quando o conteúdo não tem conexão com os valores da marca ou com o público-alvo, pode parecer forçado ou irrelevante.
  • Entenda o seu público alvo: Isso envolve definir a persona do negócio, uma representação semi-fictícia do cliente ideal, diferente do público-alvo que trabalha com dados gerais e definições mais amplas, não sendo tão certeiro. Ao conhecer bem essa persona, é possível criar conteúdo e anúncios que feche com suas necessidades, interesses e dores, aumentando as chances de engajamento e conversão. Essa clareza também facilita parcerias de conteúdo, pois permite que a marca se associe a influenciadores ou canais que compartilham os mesmos valores e falam diretamente com o público que deseja alcançar. 
  • Esteja atento a todas as repercuções: O marketing boca a boca, embora poderoso, pode gerar conteúdos que fogem do controle da marca. Isso significa que, além das recomendações positivas, também podem surgir feedbacks ou experiências negativas, que se espalham com a mesma rapidez. É crucial para a marca monitorar de perto o que está sendo dito nas redes sociais, a fim de responder rapidamente e adequadamente a possíveis críticas. Esse cuidado não só protege a reputação da marca, como pode fortalecer o relacionamento com o público, demonstrando que a empresa valoriza a opinião dos consumidores e está disposta a aprender e evoluir.

Teste mais de um formato

Testar diferentes formatos é essencial para encontrar o que realmente funciona. Nenhum conteúdo é garantido, e tudo envolve experimentação. Grandes marcas dedicam meses a testar estratégias, abordagens e comunicações antes de alcançar os resultados esperados. No varejo, o processo não é diferente. Um exemplo é a Magalu que queria avaliar se o call-to-action (CTA, a chamada para ação) no começo do vídeo daria mais resultado do que no fim, após os testes, os insights da campanha mostraram que os vídeos com CTA no começo trouxeram um custo por lead (CPL) 67% menor do que os vídeos com CTA no final.

O TikTok Ads Manager oferece diversos insights e análises sobre o desempenho dos vídeos, facilitando a compreensão do que funciona. Por isso, é fundamental testar todos os formatos e estar preparado para ajustes. Muitas vezes, temos uma ideia que parece promissora, mas não entrega o resultado esperado — e isso acontece com todos. O importante é aprender com cada tentativa e ajustar a comunicação.

Cases de sucesso na plataforma

1 a cada 4 usuários descobrem algo no TikTok e vão comprar imediatamente no site da marca indicada ou anunciada. E as empresas sabem disso, tanto que a plataforma conta com diversos cases de sucesso de gigantes, se liga em alguns:

Smart Fit:

Com mais de 1.100 academias, buscou consolidar sua presença no TikTok com a campanha “Smart Feat. Você”, em parceria com a agência Jüssi. O objetivo era cocriar com a comunidade e mostrar como a academia se adapta a diversas rotinas. A estratégia foi usar o formato Branded Mission, onde criadores de conteúdo participam com vídeos, e os melhores são impulsionados para alcançar um público maior na conta da marca. Esse material todo, os criados pelos usuários junto ao que foi promovido pela marca, chegou a marca impressionante de 53 milhões de visualizações com um engajamento de 698 mil.

Burguer King:

O Burger King na Turquia queria atrair novos clientes e aumentar as vendas de sorvetes em um mercado competitivo. A solução foi criar um milkshake de sorvete exclusivo, disponível por tempo limitado em 20 lojas. Para promover o produto, a marca utilizou o TikTok, colaborando com criadores turcos, a campanha gerou grande buzz. Como resultado, as vendas de sorvetes aumentaram 15 vezes, a conscientização do produto cresceu 8% e a campanha atingiu 58 milhões de visualizações de vídeo. Unindo a curiosidade sobre o produto novo e o alcance dos perfis dos criadores de conteúdo. 

Os cases de sucesso demonstram o potencial da plataforma para gerar engajamento e resultados significativos. Ao integrar essas estratégias, sua marca pode se destacar no TikTok e transformar visualizações em vendas.

A chave para o sucesso no TikTok é a criatividade combinada com uma compreensão profunda do seu público e das melhores práticas da plataforma. Com esse combo sua marca pode não apenas participar, mas se destacar no cenário digital atual. 

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