St. Patrick’s: O Santo Irlandês Movimentando o Comércio Brasileiro

St. Patricks Day é data consagrada na Irlanda e países saxões, porém, o santo padroeiro transcende os limites geográficos e religiosos há muito tempo e a tradição vem conquistando mais adeptos a cada ano, inclusive no Brasil. A festa acontece no mundo inteiro durante três dias (16 a 18 de março),  é como se fosse o carnaval irlandês. 

Transcende a religião, foi absorvido como expressão maior da identidade cultural de um povo e gera negócios e receitas onde todos ganham, isso é ouro para o comércio. Através de desfiles, festas, eventos e ações promocionais muitas marcas pegam carona no que se tornou uma das principais datas do varejo para diversos países. Afinal, é uma data com um storytelling poderoso que criou um grande senso de pertencimento, despertando memória afetiva em várias gerações e mexendo com todos os sentidos na sua comemoração. 

“A sorte dos irlandeses” (“The Luck of Irish”) também pode abençoar os negócios e, não somente para quem administra bares, restaurantes e bebidas, quem não está no setor de alimentos ou álcool também pode entrar na onda. Não é à toa que grandes marcas se envolvem com festividades que não têm relação direta com seus produtos ou serviços, o exemplo mais clássico é da Coca-Cola com o Natal. Além de trabalhar a marca, é um ótimo ponto de contato com o cliente, trabalha a marca e fortalece o relacionamento, ou seja, é mais uma boa oportunidade de venda. 

Ações de marketing para o comércio no St. Patrick’s: 

1) Ofereça um desconto especial 

O clássico que funciona, ofereça algum benefício aos seus clientes. Pode ser algo como “compre 1 leve 2”,x% de desconto ou ainda algo que incentive ele a voltar após St.Patrick ‘s, estimulando a fidelidade do cliente que você conquistou na data. 

2) Roleta da Sorte

A sorte é o elemento central do St.Patrick ‘s então porque não usá-la a favor do seu negócio? Faça uma campanha interativa com roletas da sorte no seu ambiente físico ou digital e em troca dos prêmios fique com alguns dados chave dos consumidores. 

3) Use verde e ganhe

Estimule seus clientes a entrar no espírito do santo irlandês. Para quem tem ponto físico a campanha pode ser para as pessoas se vestirem a caráter ao ir até seu estabelecimento, ganhando algum benefício e sendo ainda maior se fizerem publicação na rede social mencionando a marca. 

Que tal aproveitar o próximo dia 17 de março para trabalhar o Saint Patrick ‘s Day no seu negócio? A data ainda não está muito difundida no calendário comercial brasileiro mas certamente tem potencial a ser trabalhado por aqui, assim como ocorreu com a Black Friday e o Halloween.

Destaques