A compra (o ato da transação) é o grande triunfo da jornada de consumo. Ainda assim, há lojistas que veem “o caixa da loja” como um mero sistema para emissão de nota. Os lojistas precisam usar os recursos digitais para vender mais nas lojas físicas, e não estamos falando de anúncios online, e-commerce ou redes sociais; a urgência é a infraestrutura tecnológica. Ter um sistema que simplesmente funciona não é o suficiente; ele pode atender às obrigações legais, mas limita a eficiência operacional e reduz seus ganhos.
O que é Smart POS?
Literalmente, um Ponto de Venda Inteligente é um sistema de checkout avançado com vários recursos e funcionalidades, a versão moderna do POS tradicional. Não é mais apenas uma ferramenta para processar transações, mas a base para qualquer operação comercial na realidade phygital que vivemos; é a transformação das operações comerciais.
Com a consolidação do omnichannel, a maioria dos varejistas avançou para uma estratégia híbrida de atendimento e de pedidos on-line e off-line. Consequentemente, os lojistas precisam de uma infraestrutura de comércio unificada e inteligente, capaz de identificar padrões de compra de clientes, produtos mais vendidos e tecer essas informações com seu gerenciamento de estoque, vendas, campanhas de marketing e programas de incentivo.
É aqui que o Unified Commerce entra em cena, usando todas as tecnologias modernas de comércio para coletar dados em tempo real e fornecer informações relevantes enquanto os compradores estão na loja. Com os avanços de Inteligência Artificial e Machine Learning, permite análises preditivas, recomendações personalizadas e gerenciamento automatizado de inventário. À medida que a tecnologia continua a evoluir, essa infraestrutura terá um papel ainda mais crítico no futuro do varejo.
Benefícios do Smart POS para o varejo
Esta integração, da maquininha conectada à plataforma de comércio unificado, torna os terminais POS uma parte vital para o varejo, especialmente os físicos, que até então não conseguiam ter formas tão efetivas de rastreio. Fornece dados e, sem eles, é impensável competir na era digital.
As empresas podem reconhecer, recompensar e reter seus melhores clientes: isso leva a mais compras, com mais frequência e, tão importante quanto, à fidelidade do cliente aprimorada. Está claro que os sistemas POS inteligentes desempenham um papel crucial na melhoria da experiência do cliente. Eles podem identificar clientes na loja, segmentá-los com base em seus padrões de compras e retargeting com ofertas personalizadas, entre outras funcionalidades!
É uma fonte valiosa de insights acionáveis, coleta e analisa dados sobre padrões de vendas, preferências dos clientes e movimentações de estoque, ajudando a fornecer uma experiência perfeita ao cliente em vários pontos de contato e canais. Uma nova era de mobilidade e eficiência foi inaugurada com a revisão da jornada do cliente.
A adoção dos Smart POS é o caminho para a fluidez, reduzindo os pontos de atrito na experiência de compra, eliminando filas e reduzindo a fricção nos pagamentos. Esses dispositivos permitem a captura de transações financeiras por meio de aplicativos que integram o pagamento ao sistema da empresa. Isso turbina a maquininha das lojas com um arsenal de estratégias de uma plataforma de Unified Commerce, desde a aceitação de vários métodos de pagamento e multi adquirentes, incluindo split de pagamentos e programas de fidelidade.
Benefícios do Smart POS para o varejo
- Maior eficiência operacional
- Otimização de estoque
- Tomada de decisão baseada em dados
- Incremento de produtividade
- Melhor experiência de compra
Smart POS na prática
O SmartPOS, conectado ao app da Mark, permite melhor rastreio de clientes, reconhece os clientes através das suas transações e oferece experiências e recompensas personalizadas. Por exemplo, um cliente que faz uma compra repetida pode receber descontos instantâneos ou pontos de fidelidade, todos processados sem problemas através do terminal SmartPOS. Isso não apenas agiliza o processo de compra, mas também promove a fidelidade e a retenção do cliente, proporcionando uma experiência de compra mais personalizada. Todo mundo gosta de se sentir especial. Aproveite este desejo para melhorar a experiência do cliente.
Capacita comerciantes ao permitir que eles identifiquem, segmentem e recompensem efetivamente seus clientes na loja. Ao associar bases de dados de clientes de comércio eletrônico a sistemas POS na loja, o SmartPOS garante que os clientes que regressam são instantaneamente reconhecidos e recompensados, proporcionando uma experiência de compra coesa e personalizada em todos os canais.
O SmartPOS oferece a vantagem de transformar terminais POS em um hub inteligente que não apenas processa transações, mas também impulsiona a fidelidade do cliente e aumenta seus fluxos de receita.
Smart POS X Sistema Tradicional
Com o uso dessa tecnologia, os varejistas podem capturar pagamentos e emitir documentos fiscais em qualquer lugar da loja, não mais restritos aos caixas tradicionais. Isso não apenas melhora o atendimento ao cliente, mas também reduz fraudes, mantendo a segurança nos processos financeiros. São baseados em nuvem, ou seja, a manutenção é feita automaticamente, o que garante que o sistema permaneça atualizado com os mais recentes padrões de tecnologia e segurança.
O Smart POS é a modernização do varejo, permitindo a digitalização do canal físico através do poder dos dados. As diferenças entre um Smart POS e um sistema tradicional de frente de caixa são significativas, a começar pelo set up: a Mark é conectada na maquininha, não sendo necessário computador, impressora, PINPAD e TEF.
Como funciona o ZERO TEF da Mark
Uma máquina de cartão Smart POS funciona com sistema Android embarcado, o que permite que diversos aplicativos sejam baixados nesse equipamento, como o da Mark. É dessa forma que se elimina a necessidade de TEF. Afinal, a obrigação não é da TEF, é da “nota integrada”, ou seja, vincular cada comprovante com a sua devida NFC-e. Ao utilizar o ZERO TEF da Mark, se atende ao Decreto 56.670.
Para saber mais sobre a obrigatoriedade do TEF no RS, clique aqui.
TEF não é obrigatório, se modernizar é
Não se precisa mais daquela arquitetura de caixa antiquada, com balcão entre o consumidor e a loja. Essa configuração impacta negativamente a experiência do consumidor e a eficiência operacional do comércio. Mas o varejo já mudou, e a sua loja?
Somos uma plataforma de Unified Commerce e entregamos uma infraestrutura de comércio omnichannel para sua loja ser phygital na prática.
A Mark permite:
- Rastrear clientes – acompanhe a frequência e fidelidade
- Rastrear clientes – acompanhe a frequência e fidelidade
- Hyper personalizar ofertas – crie campanhas de incentivo no PDV
- Monitorar canais – desempenho em tempo real de todos os canais
- Otimizar estoque – use estratégia de prateleira infinita
- Ter multi adquirência – melhore a negociação e taxas
Vem pra Mark. Aqui tem tecnologia, não papinho.