A primeira impressão é a que fica: fidelize o cliente na hora da compra, com um e-commerce de fácil navegação, layout compatível com o produto, acompanhamento do estágio de compra via e-mail, e também não esqueça da importância unboxing moment. Embalagens personalizadas e brindes dão um toque a mais. Considere colocar isso dentro do seu planejamento. E, que tal fazer um bilhetinho de boas vindas para o seu consumidor? Esse afeto não afeta o seu orçamento/precificação e o resultado dessa ação pode te surpreender!
Recompra
Incentive a recompra: Você já fez o mais difícil, conquistou o cliente e ele já fez a primeira aquisição no teu site, tá na hora de dar aquele empurrãozinho! Os clientes adoram uma vantagem especial, e você não pode perder essa oportunidade. Sabe aquele bilhete de boas vindas da dica anterior? Por que não usar ele também para oferecer desconto na próxima compra, ou um cupom para concorrer a vantagens? Você pode até estipular um valor mínimo e prazo para que o seu cliente obtenha benefícios, principalmente se o seu produto for de uso recorrente, desenvolva estratégias especiais para incentivar a fidelidade. Estimule a recompra e a probabilidade de o cliente comprar com o concorrente é muito baixa.
Feedbacks dos clientes
Você costuma pedir feedbacks aos seus clientes? Pois esta é a nossa terceira dica! O público gosta de receber atenção, de ser ouvido. Demonstra para o seu cliente que a sua marca se preocupa com a opinião dele, e ele vai perceber que você não está só preocupado em vender. Feedbacks também são importantes ferramentas para o posicionamento do seu negócio e te fazem você aprender muito! Esses insights são valiosos para aperfeiçoar sua estratégia e tornar a experiência dos seus usuários cada vez melhor.
Seja lembrado
Não desapareça! Aquela máxima é verdadeira, quem não é visto não é lembrado. Faça com que seu cliente lembre sempre de você. Mas atenção! Não precisa ficar “spamando” ninguém. Envios de promoções por WhatsApp ou Direct pode ser uma boa estratégia, desde que usada com sabedoria. Uma mescla de promoções e conteúdo é a chave. Utilize os seus canais oficiais – e-mail ainda apresenta ótimos resultados, viu -, para manter contato com os seus consumidores, seja relevante! A ideia aqui não é servir apenas de panfleto (versão digital), é gerar valor. Evite o “compre, compre, compre” e entregue conteúdo agregador na hora de apresentar os produtos em promoção.
Cross Sell e Up Sell
Cross Sell e Up Sell são estratégicas clássicas e bastante eficientes para ampliar as vendas fomentando a recompra. Na primeira se oferece produtos complementares àqueles que o consumidor já comprou com você – mais um motivo para fazer uma boa gestão de estoque e clientes. Já no Upsell a ideia é fazer um upgrade, ou seja, uma melhora na venda, oferecendo um produto similar ao que já foi escolhido, mas no topo da categoria, sempre evidenciando os benefícios do consumidor fazer a troca e não apenas aumentando o seu ticket médio.
Aproveite datas comemorativas
Jamais esqueça das datas importantes! Uma das ações mais importantes no marketing do seu negócio é planejar ações para datas especiais, como: aniversário do cliente, aniversário do cadastro do cliente na sua lista de e-mails, e até a lembrança da última compra. É uma ótima oportunidade de mostrar o quanto o cliente é importante. As datas comemorativas como Dia dos Pais, das Crianças, Natal, também são clássicas para campanhas, mas não esqueça que também têm aquelas específicas do seu negócio! Aproveita para enviar alguma mensagem que incentiva a compra 😉
E se o cliente não voltar?! Entenda o porque, reavalie seus produtos, as formas de entrega e o seu atendimento. Novamente a importância de feedbacks constantes para o aperfeiçoamento do seu trabalho, aprenda com seus erros! E, se necessário, aprenda a dizer adeus! Não vale a pena investir tempo e conteúdo em clientes que estão há anos ocupando a base de e-mails da sua marca sem jamais interagir. Isso só aumenta a sua taxa de rejeição, além da probabilidade de cair no spam. Então, faça uma limpeza na sua base de e-mails a cada 6 meses.
As oportunidades para vender mais para os mesmos clientes já estão nas suas mãos, não esqueçam do seu principal ativo: sua base de clientes e, quanto mais informações e resultados anteriores da experiência dele com a sua empresa, melhor. Lembre-se, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual, já diria Philip Kotler.