Dia das Crianças: estratégias para aquecer o seu e-commerce na data

Em 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, e nesse artigo, vamos te passar algumas dicas para aproveitar esa data da melhor forma.

O Dia das Crianças está chegando, e ter um plano de ação preparado com antecedência vai te ajudar a vender mais nesse período. No ano passado (2019), o varejo virtual faturou R$3 milhões em vendas na data, com ticket médio de R$395. É claro, o contexto de 2020 é um pouco diferente, mas isso não significa que você não possa usar estratégias para aumentar as vendas na sua Loja Online. Essa é sim uma oportunidade para gerar novos negócios! E mesmo que o seu e-commerce não tenha uma relação direta com produtos ou serviços destinados às crianças, aproveite a data para ampliar o seu alcance na internet.

Ambiente o site e as redes sociais com a temática da data

Entre no clima! Coloque no ar banners e cards com uma temática bem colorida, pra cima, que remeta diretamente ao universo infantil. Aproveite, também, para selecionar alguns produtos para ficarem em destaque, tanto no e-commerce como na campanha para redes sociais e e-mail marketing. Essa dica ajuda muito na hora da compra, quando aquele cliente ainda não decidiu o que vai adquirir.

Faça um landing page pré-venda

O dia pode até ser das crianças, mas a verdade é que a data agrega uma variedade de presentes e públicos a serem definidos. Isso porque os clientes não vão comprar para um bebê o mesmo que para uma crianças de 8 anos, por exemplo. E também porque a data impacta em todos os adultos que fazem a compra: mães, pais, tios e tias, avós, madrinhas e padrinhos. Então, para você já conhecer as preferências dos seus públicos, a ideia ´fazer uma landing page para coletar dados simples, como nome, idade e gênero das crianças presenteadas. Isso ajuda na hora de enviar a sua campanha de e-mail marketing bem segmentada.

Ofereça combinações de presentes e promoções

É muito comum que nessa data os clientes precisem de mais de um presente, já que podem ter mais de uma criança em suas vidas, sendo filhos, sobrinhos, netos, afilhados, irmãos. Logo, vão precisar de presentes diferentes, e você pode aproveitar para incentivá-los a comprar todos os presentes na sua loja. Então, ofereça kits, descontos na compra de um certo número de produtos. Seja criativo! A grande vantagem aqui para o seu cliente é o pagamento do frete único 😉

Crie uma promoção!

Ainda dá tempo de você fazer um concurso cultural e atrair ainda mais visibilidade para a sua marca. Uma sugestão de ação que sempre conta com uma boa adesão do público é o compartilhamento de fotos. Incentive os seus clientes e leads a postarem fotos usando hashtag e marcando a sua empresa. Podem ser registros de quando eram crianças, ou até mesmo aquelas fotos refeitas – a foto original + a mesma pose com as pessoas no momento atual. Também podem compartilhar fotos dos pequenos e contar a história de um momento especial com aquela criança.

Planeje a logística de entrega (antes da data!)

Organize a distribuição para esse momento de maior demanda, dias antes da data. Cuidado com atrasos! E sempre deixe claro ao cliente os seus prazos de entrega, considerando também o prazo da empresa de transporte (caso você utilize esse serviço). E, se possível, ofereça a opção de entrega expressa. Mesmo que deixe para fazer a compra na última hora, o cliente não vai querer correr o risco de não receber a encomenda, muito menos decepcionar uma criança!

O público infantil não é seu alvo? Não tem problema, aproveite a data mesmo assim!

Sim, o foco da data é a venda de produtos para as crianças, mas você pode aproveitar o buzz da data para aumentar as suas vendas. Uma boa estratégia é seguir a linha do “desperte a criança que há em você” para oferecer descontos, promoções e ofertas especiais para o seu público adulto. Aproveita esse clima nostálgico para movimentar as redes sociais da sua marca. Crie esse laço com a sua audiência!

Anotou as dicas? Agora é hora de colocar em prática e aproveitar

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