Como não depender das datas comemorativas para alavancar minhas vendas? 

Datas comemorativas movimentam o varejo e são cruciais para atrair e fidelizar clientes, mas e nos outros períodos do ano? Nos meses sem datas especiais, como manter um bom fluxo de vendas?

Não dá para depender apenas do crescimento das vendas em certos períodos do ano; as contas continuam chegando nos outros meses também, né? Com boas estratégias, é possível chamar a atenção do seu público-alvo e manter um bom desempenho. Confira no post o que separamos pra ti!

Seja ativo nas Redes Sociais

Ser ativo não é somente fazer conteúdos em datas especiais, viu? Não adianta sumir das redes sociais e querer vender no digital 🙂 É muito importante você ter um planejamento para as suas redes sociais e automaticamente, relacionamento com os clientes a partir disso. 

Crie e distribua conteúdo relevante para atrair e engajar seu público-alvo. Fotos de lançamentos ou promoções, vídeos dos produtos e stories do dia a dia do negócio. Mantendo uma presença ativa nas redes sociais e interagindo com seus seguidores, irá despertar maior interesse à sua marca.

Outro ponto importante é os resultados das suas ações e campanhas. Use ferramentas para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado. O próprio instagram disponibiliza diversas análises sobre os conteúdos postados, além dos patrocinados, esses dados são valiosos para otimizar seu desempenho digital. Para ter acesso a análises detalhadas o perfil precisa ser comercial, ok? Aqui a gente te ensina isso: Clique aqui

Invista em mais de um canal

Cada um tem seus hábitos de consumo e preferências de canais. É pré requisito do lojista ser omnichannel, essa estratégia não apenas facilita a jornada de compra, evitando que se perca vendas, como também melhora a interação do consumidor com a marca. 

E é claro que a experiência de compra é elevada, assim como os resultados do negócio. Por exemplo, é muito mais vantajoso para o cliente e para o seu negócio, ele poder comprar no site ou pelo WhatsApp e conseguir efetuar uma troca no ponto físico, não é? Além de garantir maior comodidade, isso pode estimular o cliente a levar mais peças ou voltar a comprar com você!

Essa abordagem também resulta em diferenciação no mercado. No cenário de varejo atual, ser um “unified commerce”, ou seja, ter tudo integrado em vários canais de vendas, ainda não é uma realidade para todos. Logo, essa estratégia cria vantagem competitiva, afinal permite que o consumidor compre como melhor lhe convém. 

Tenha programas de fidelidade

Para estimular as vendas, o uso da estratégia de fidelidade funciona muito bem, principalmente porque motivam e beneficiam o consumidor a comprar com você. Ambos saem ganhando, não é?

A dinâmica basicamente exige um cadastro do cliente, e a empresa rastreia e recompensa suas compras ou o uso de serviços. O valor das recompensas devem sempre considerar o nível de atividade do cliente, ou seja, o quanto consome e o valor que ele gera, costumam ser baseadas no nível de atividade do cliente. Quanto aos benefícios, eles podem incluir descontos em futuras compras, lançamentos de produtos, ofertas exclusivas e prêmios, além de diversas outras possibilidades ou qualquer outra que o lojista desejar.

Mas, atenção, é muito importante conhecer o seu público-alvo. Considere os hábitos gerais de consumo da sua clientela e suas preferências, assim você vai ter um guia na hora de estruturar a sua campanha. Se possível, utilize sistemas que te auxiliem. Além de cativar mais o consumidor a utilizar os programas, também otimiza o seu tempo com automações de envio de mensagens e de pontos. A integração de tecnologias pode tornar o processo mais eficiente e proporcionar uma experiência mais personalizada e satisfatória para o seu público.

Faça ações promocionais estratégicas

Embora períodos comemorativos como Black Friday, Natal e Dia dos Namorados sejam momentos-chave para promoções, a verdade é que com uma boa estratégia, é possível gerar interesse e aumentar as vendas em qualquer momento. Que tal trabalhar ações comemorativas específicas do seu nicho? Por exemplo, se você atua no segmento de pets, pode aproveitar o Dia Mundial do Animal, ou se o seu negócio é voltado para o público geek, pode explorar o Dia do Orgulho Nerd. Podendo gerar um grande engajamento e identificação com o público-alvo.

O importante é ter cautela para evitar que os consumidores se acostumem a descontos constantes, garantindo que eles vejam valor real nos seus produtos e não somente nas promoções. Além dos descontos, há também outras ações promocionais, como entrega gratuita, kits com desconto e brindes pós-compra, essas são maneiras diversas de atrair os clientes.

Tenha diferenciais no seu negócio

O mercado está cada vez mais competitivo, isso é inegável. Nesse cenário, lojistas precisam pensar além do balcão e se colocar no lugar do consumidor. Entre tantas lojas e preços variados para o mesmo produto, por que o cliente escolheria comprar com você? A resposta está nos diferenciais que você oferece.

Nas lojas físicas, por exemplo, podem ser explorados eventos de lançamentos de produtos, workshops, ou comes e bebes com a clientela, permitindo que eles se envolvam diretamente com a marca. Esses eventos não apenas criam uma sensação de exclusividade e valor agregado para os clientes, mas também geram buzz e aumentam a visibilidade local da marca e também nas redes sociais, fazendo o seu negócio ser visto.

Já no digital, com ajuda da tecnologia é possível conhecer muito bem seus compradores pelo seu comportamento e histórico de compras. Podendo oferecer através de automações, recomendações de produtos personalizadas e promoções exclusivas pode aumentar a fidelização e cativar o consumidor a comprar contigo, tornando o processo mais ‘’humanizado’’, mesmo por telas.

Você, que chegou até aqui, percebeu que, com planejamento, dá para encontrar estratégias de venda para o ano todo e não ficar refém de datas comemorativas, não é mesmo? 

As estratégias acima vão te ajudar a crescer mas, lembre-se que faz toda a diferença contar com a tecnologia para impulsionar ainda mais suas estratégias, inclusive as que citamos acima. E para isso, conte com a plataforma da Mark! Somos uma plataforma que unifica toda a operação da sua empresa para que você venda e acompanhe seus clientes numa única tela.

Quer saber, em detalhes, como essa solução funciona? Então entre em contato agora com um dos nossos especialistas e transforme o processo de compra e venda do seu negócio sem depender de datas queridinhas do varejo 🙂 

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