O mercado de assinaturas vem crescendo nos últimos anos, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo, avanços tecnológicos e inovações.
Essa estratégia é uma tendência porque oferece comodidade, conveniência e variedade ao consumidor. Os nichos mais populares são de produtos de beleza e livros, mas vem expandido em outras áreas como de vinhos, cervejas e no mundo dos pets também!
Que é mais benéfico para o consumidor, a gente sabe! Mas você sabe quais são as vantagens para o varejo ao adotar esse modelo? Neste post, a Mark vai te explicar tudo que você precisa saber sobre essa estratégia. Vamos lá?
O que é o Clube de Assinatura?
O clube de assinatura é um modelo de negócio que consiste na venda recorrente de produtos ou serviços. A modalidade mais comum é a de caixa de assinatura: o cliente escolhe um plano e realiza o pagamento recorrente, recebendo assim todos os meses um kit da marca com produtos selecionados. Muito parecido com o modelo mais conhecido: assinatura de revistas e jornais, lembra? O consumidor realizava o pagamento recorrente, onde o assinante pagava uma taxa periódica (mensal ou anual) para receber as edições impressas em casa. Esse modelo foi uma das primeiras formas de consumo por assinatura, criado para oferecer acesso contínuo e muitas vezes antecipado do material, antes de ir para as bancas, reforçando a exclusividade dos assinantes. Atualmente os clubes de assinaturas são mais aprimorados, já que eles visam oferecer uma experiência e vantagens financeiras ao seu cliente, com produtos e serviços selecionados de acordo com as necessidades e condições do consumidor.
É importante ressaltar que cada clube varia conforme o negócio e apresenta diferentes formas de funcionamento, tratando-se de um modelo bastante flexível e principalmente personalizável.
Planejamento & Organização
Antes de iniciar a divulgação e comercialização do modelo, os lojistas que querem implementar essa estratégia no negócio devem traçar um planejamento inicial com o detalhamento da dinâmica proposta, as metas desejadas e os KPIS de monitoramento. First things first: o que vai ser entregue? qual o objetivo, a proposta do clube de assinatura da loja?
- Precificação: É um processo primordial para garantir o sucesso do seu clube de assinatura. Para calcular os valores corretamente, considere todos os custos com produtos, logística, marketing e processos operacionais, além de estudar os preços praticados no mercado. Além disso, leve em consideração o valor agregado que você está oferecendo. Para isso, é fundamental entender se o diferencial competitivo do seu clube será o preço cobrado ou a experiência, por exemplo, precificação precisa ser favorável para o consumidor e também para o negócio. Pois é a partir da organização financeira, que você deve entender os outros pontos e ir para os próximos fatores:
- Logística: O processo de entrega precisa ser ágil e eficiente para o consumidor. É muito importante priorizar esse passo para garantir que a entrega seja feita no prazo correto e também, no valor estipulado inicialmente. Por isso, revise as informações dos pacotes que serão enviados, como peso e dimensões dos produtos antes de enviar para as regiões de destino, pois nem sempre o valor do frete será padronizado, podendo ter variações dependendo do pacote/kit, com essa revisão você evita prejuizos.
- Experiência física: Com o crescimento desse modelo, é essencial pensar constantemente em como oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Preste atenção à apresentação dos produtos na embalagem, garantindo que ela reflita a identidade do seu negócio. Inclua pequenos mimos que agreguem valor, como cartões personalizados, cupons de desconto exclusivos para o cliente ou para compartilhar com amigos, e até mesmo pontos que possam ser acumulados para resgatar produtos extras. Esses detalhes incentivam a fidelização do cliente final. Lembre-se: um kit bem planejado e cheio de surpresas pode até motivar o cliente a compartilhar a experiência nas redes sociais, ampliando a divulgação da sua marca.
- Plataforma: Independente da estratégia de vendas, é importante contar com um sistema de gestão para que a experiência de compra seja positiva ao cliente, e a venda organizada para o lojista. Tendo assim, todos os dados e registros num único lugar, controle de estoque, pagamentos online e separação de itens, além de possibilitar também, um painel aprimorado e completo para o consumidor. Pensando em algumas situações, como: Mudança de endereço, alteração de produtos, confirmar informações do kit/clube ou simplesmente mudar o cartão cadastrado. Para isso, o seu cliente precisa ter acesso ou a um app ou ao painel online. E para essa etapa final, a plataforma da Mark pode te ajudar!
Benefícios para o lojista
Entendendo os principais pontos de atenção ao implementar essa estratégia, vamos falar dos benefícios para o seu negócio utilizando o clube de assinaturas?
- Receita recorrente: O modelo de assinatura proporciona uma geração de receita previsível e contínua, permitindo um planejamento financeiro mais eficiente e maior estabilidade. Com isso, é possível criar estratégias de crescimento sustentável. No entanto, é crucial seguir o planejamento financeiro e respeitar a precificação definida no início do projeto para garantir a viabilidade e saúde financeira.
- Estoque: A previsibilidade do número de assinantes possibilita uma gestão de estoque mais eficiente, reduzindo desperdícios e otimizando a operação logística. Afinal, com a escolha dos planos pelos clientes, é possível saber com antecedência quais e quantos produtos você vai vender a cada mês. Isso facilita o controle do estoque, uma vez que é possível planejar as reposições de itens de acordo com o número de assinantes ativos no sistema.
- Fidelização: O clube de assinaturas fortalece o relacionamento com o cliente, incentivando a fidelização por meio de conveniência, experiências personalizadas e o contato repetitivo entre a marca e consumidor. Mas atenção, tá? Isso não reduz a necessidade de investir constantemente na aquisição de novos consumidores e principalmente, em manter a base ativa.
Aprendendo na prática:
A Glam é um super app que une e-commerce, assinaturas e muito mais, oferecendo uma experiência única para as amantes de beleza. A marca adota diversas estratégias para atrair e fidelizar seus assinantes, com foco em conveniência, personalização e benefícios exclusivos.
Planos Acessíveis: A opção de assinatura a partir de R$14,90/mês é a mais acessível da Glam, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos benefícios exclusivos do super app, mesmo sem receber o box mensal. Esse plano oferece descontos de 10% a 60% em toda a loja, proporcionando economia nas compras de produtos mais queridinhos do momento. Além disso, este plano é uma excelente porta de entrada para novos clientes, pois permite que se familiarize com o serviço antes de decidir pela assinatura do box.
Para quem deseja mais benefícios, é possível mudar de plano a qualquer momento, com opções que começam em R$42,90/mês e incluem o envio mensal de um box exclusivo com produtos selecionados, de até R$100,00.
Edições temáticas & Personalização: A marca investe em edições temáticas mensais, despertando a curiosidade dos consumidores ao apresentar uma nova “edição especial” do box a cada mês. Esse conceito instiga os clientes a continuarem assinando, sempre em busca da novidade.
Além disso, a marca conta com tecnologia de inteligência artificial para selecionar e recomendar produtos, com base no perfil de beleza de cada cliente. O sistema personaliza a experiência de compra e assinatura, cruzando dados sobre hábitos e preferências individuais, garantindo que cada usuário receba as ofertas mais alinhadas com suas necessidades.
Usabilidade: No painel do usuário, além da área do clube de assinatura, o cliente pode acompanhar os pontos acumulados em cada plano. A cada compra e interação, ela ganha pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos adicionais. Esse sistema gamificado oferece uma experiência mais completa e centralizada pro usuário, tendo acesso a vários benefícios em um lugar só.
O acesso ao painel é simples e pode ser feito tanto pelo navegador quanto pelo app, o que facilita a navegação.
O clube Box Petiko oferece uma experiência personalizada focada nos nossos amiguinhos, os pets! Com a assinatura para receber mensalmente uma caixa mensal contendo vários produtos, como brinquedos, petiscos e novidades temáticas. E quais os pontos fortes para cativar os papais e mamães?
Perfil completo do pet: Para iniciar a assinatura, é necessário preencher todo o perfil do seu pet, como nome, porte, raça e idade, para terem as informações para montar o box mais personalizado possível. Além disso, oferecem a possibilidade de escolher a trilha de experiência que melhor se adapta às necessidades do pet, como opções de mordedores ou pelúcias. Também é possível selecionar a duração do plano: 1 mês, 6 meses ou 12 meses, possibilitando mais autonomia.
Programa de indicação: Conforme os meses de uso, o seu perfil vai subindo de nível e ganhando mais benefícios, estimulando a fidelidade. E também possui o programa de indicação da Petiko, que ao divulgar com o o seu código de indicação, o indicado ganha desconto na assinatura e você recebe um cupom para usar.
Box e personalização: Além da caixinha de produtos que cada plano contém, no app o assinante pode adicionar mais produtos no envio, garantindo descontos e o queridinho frete grátis. Esqueceu a ração? Pode garantir no envio dos produtinhos e receber tudo junto em casa!
A Assinatura Petlove oferece uma solução prática e econômica para donos de pets, garantindo que os produtos essenciais, como ração e areia, sejam entregues automaticamente no momento certo. Com um modelo de assinatura, o cliente escolhe quais itens deseja receber e a frequência de entrega, sem precisar se preocupar em repor o estoque.
Automação e Personalização de Compras: A marca aposta em um modelo de assinatura totalmente automatizado, que proporciona conveniência ao cliente. A personalização, ao permitir que o consumidor defina o que quer comprar e com que frequência, garante um alto grau de adaptação à rotina de cada pet. Isso elimina o risco de falta de produtos essenciais e fideliza o cliente, ao mesmo tempo em que mantém o estoque sempre pronto para uso.
Facilidade e Flexibilidade na Gestão de Assinaturas: Todo assinante já ficou preocupado com a dor de cabeça de cancelamentos, por isso a marca investiu em peso na divulgação de: É simples para assinar & cancelar, oferecendo uma experiência de gestão de assinatura extremamente flexível e sem custos adicionais. O cliente pode ajustar datas de entrega, pausar ou cancelar a assinatura rapidamente pelo site ou aplicativo. Essa facilidade na gestão ajuda a manter o cliente satisfeito, proporcionando autonomia e controle sobre suas compras, além de reforçar a confiança na marca.
O modelo de clube de assinaturas oferece benefícios tanto para o consumidor quanto para o lojista. E com os nossos insights com certeza o seu negócio estará mais preparado para pôr em prática esse modelo. Lembre-se: cada negócio tem suas particularidades, então adapte essas estratégias conforme à sua realidade e o que funciona com o seu público alvo.