Estratégias de Natal 2024

O Natal é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário comercial e representa uma grande oportunidade para aumentar o ticket médio e lucrar mais!

A primeira informação que não pode ser deixada de lado é que as vendas de Natal começam logo após a Black Friday. Isso gera um aquecimento na procura por produtos na primeira quinzena de dezembro. Por isso, nada de deixar pra última hora o seu planejamento e organização de produtos! Já confere os insights que separamos para você alavancar suas vendas nessa reta final de 2024! 

Entenda os consumidores

As preferências dos consumidores impactam diretamente no planejamento e no processo de vendas, vai muito além de apenas decoração de natal para se destacar nesse período, é preciso conhecimento e estratégias.

  • Dados & Pesquisas

Pesquisas sobre os produtos em alta ajudam a adaptar ou ser mais assertivo na hora de escolher as coleções de final de ano, além de impactar diretamente nas ações de marketing, garantindo maior aceitação e satisfação. 

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2023, os itens mais vendidos nessa época são:

  • Roupas (60%)
  • Perfumes e cosméticos (37%)
  • Calçados (36%)
  • Brinquedos (33%)
  • Acessórios (21%)

É importante ir além de analisar os produtos em geral e incluir também as necessidades e buscas do seu cliente ideal. Uma boa opção é revisar o histórico de vendas do ano anterior, identificando os produtos mais vendidos, aqueles que tiveram pouca saída, e as campanhas que geraram melhores resultados. Com essas informações, é possível planejar ações mais direcionadas e eficazes, tanto para atrair novos consumidores como para manter o interesse do seu público já ativo. 

  • Integração de Canais & conveniência

Além disso, a integração entre os canais online e físico se torna cada vez mais importante, já que 78% dos consumidores alternam entre ambos, enquanto apenas 11% escolhem exclusivamente o canal físico. Com a estratégia de unified commerce, não faz sentido se limitar ao físico e deixar de aproveitar as vantagens do online para impulsionar as vendas.

Em períodos de alta competitividade, é crucial simplificar o processo de compra. Não é necessário realizar grandes mudanças ou trocar de sistema imediatamente (isso pode ser avaliado no início do ano, com o movimento reduzido). O foco deve estar em utilizar as ferramentas disponíveis, como dedicar um tempo diário para responder dúvidas, comentários, mensagens e interações no WhatsApp. Uma simples ação pode converter dúvidas em vendas.

Outro ponto importante é o processo de trocas, que se intensifica nesses períodos. Facilite-o ao máximo e encare as trocas não como um inconveniente, mas como uma oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar o cliente. A união entre o físico e digital torna esse processo mais prático para o consumidor, que pode, por exemplo, trocar uma peça pelo WhatsApp e recebê-la por motoboy, ou, caso a compra tenha sido feita pelo WhatsApp, realizar a troca na loja física. Oferecer mais opções, em vez de limitar a troca apenas à visita na loja, é essencial. Se colocar no lugar do cliente, especialmente em períodos de final de ano, quando todos estão correndo, irá fazer toda a diferença.

Invista no clima natalino

Criar uma experiência encantadora para os clientes é o básico durante esse período. Aproveitar o clima natalino vai além de decorar o ambiente – envolve produtos temáticos, embalagens planejadas e vitrines ou banners que chamem atenção.

  • Produtos Temáticos e Combos

O Natal é um período onde todo mundo (grande maioria) quer presentear entes queridos. Mas como o seu negócio pode abordar públicos e presentes diferentes? Combos são uma ótima opção. Mas é preciso ter atenção quando for montá – los, precisa ser algo pensado e que esteja em harmonia para atrair o consumidor, além de fazer sentido financeiramente. Outra vantagem dos combos é poder montar de diversos preços, desde uma ‘’lembrancinha’’, até um combo mais completo. 

E não se esqueça do grupo dos atrasados! Muitos clientes deixam as compras para a última hora e precisam de soluções rápidas e práticas. É uma ótima saída ter presentes prontos e fáceis de escolher, garantindo que eles possam encontrar o que precisam de forma ágil.  

  • Embalagens Especiais

Nada simboliza melhor o Natal do que produtos que refletem o espírito da época! Mas engana-se quem pensa que basta colocar um laço nas sacolas e tudo está resolvido. É fundamental que tudo esteja conectado: desde a vitrine e as cores da loja até a identidade visual e as embalagens.

É verdade que as cores mais marcantes do Natal são os tons de vermelho, dourado e verde, mas, além do Papai Noel, é a sua marca que precisa ser lembrada. Por exemplo, ao planejar as embalagens de presentes, os produtos e até mesmo os combos, pense em opções atrativas que façam as pessoas imediatamente associarem ao seu negócio. Imagine o momento em que todos os presentes estão embaixo da árvore de Natal: é esse destaque que você deve visualizar ao criar suas embalagens. Por ser materiais personalizados, você pode distribuir esse valor na precificação dos combos. Não basta focar apenas no clima natalino e esquecer que o objetivo principal é promover a sua marca. 

  • Vitrines e Banners Atrativos

A vitrine é o cartão de visita da sua loja, e no Natal, ela precisa ser ainda mais chamativa e envolvente. Isso é essencial, pois desperta o clima de presentear, festejar e, automaticamente, consumir. E essa atenção vale tanto para o ambiente digital quanto para o físico.

O ponto principal não é apenas focar na decoração, mas em como aproveitar a atenção dos consumidores na sua vitrine. Qual será a seleção de produtos que você vai colocar? Quais itens ganharão destaque? Afinal, a vitrine é o primeiro contato visual com a loja, e deve ser cuidadosamente planejada. Até a altura dos produtos importa! Evite deixá-los no chão, o que pode desvalorizá-los. Posicione-os a uma altura de 1,60 m do piso da vitrine para facilitar a visualização.

Para quem trabalha com varejo, as peças na vitrine podem remeter às festas de fim de ano, como looks para o Natal ou opções para a praia no Ano Novo. Ou seja, nada de apenas colocar um Papai Noel de enfeite e esperar que a mágica aconteça!

Não conte com a sorte

Engana-se quem pensa que pode contar com a sorte por ser uma data em alta e só vender basta. Se planejar para as vendas de natal dá trabalho mas é fundamental para o seu negócio e jamais será um tempo perdido, é investimento. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às promoções, condições e qualidade de produtos. Para ganhar clientela, é preciso ter ações e divulgações. 

  • Faça ações promocionais

O benefício mais desejado de 2024 é o Frete Grátis, preferido por 48,8% dos consumidores. Mas, antes de sair divulgando essa oferta, é fundamental ser cauteloso. Não ofereça benefícios que possam comprometer as finanças do negócio. Considere todas as possibilidades antes de implementá-las: o frete pode ter um valor mínimo de compra para ser free, ser válido apenas para algumas regiões, entre outras condições. O importante é estar de acordo com o caixa do negócio.

Outra estratégia interessante para estimular as vendas, especialmente em datas comemorativas em que o volume de compras costuma ser maior, é o desconto progressivo: quanto mais produtos o cliente comprar, maior é o desconto que ele recebe. 

  • Invista na divulgação em redes sociais

Quem não é visto, não é lembrado. Portanto, não adianta focar apenas na sua loja física ou no site; é essencial adotar uma estratégia integrada. As redes sociais são fundamentais para ampliar a divulgação, alcançar mais clientes e criar um relacionamento próximo e direto.

Para quem trabalha com coleções, uma ótima tática é despertar a curiosidade com antecedência, informando a data de lançamento e soltando spoilers que cativem o público. Outra abordagem que está em alta é o live commerce, onde lojistas fazem transmissões ao vivo no Instagram ou TikTok para apresentar produtos e responder dúvidas, criando uma experiência dinâmica e direta que impulsiona as vendas.

Por mais que pareça clichê, o básico bem feito funciona: fotos de qualidade, conteúdos que mostrem o uso dos produtos no dia a dia e informações claras, como preços e modelos. Lembre-se, o cliente precisa ter acesso fácil a tudo que é importante para a compra. Vale notar que muitos clientes buscam as lojas antes de visitar, tanto que mais de 30% conferem no Instagram. 

Invista no pós compra

Não basta ter apenas estratégias de vendas; o pós-compra é uma etapa muito importante e, muitas vezes, deixada de lado. Mais de 50% dos consumidores preferem ser contatados pelo WhatsApp após realizar suas compras. Nesse caso, uma mensagem personalizada perguntando se deu tudo certo, se o produto atendeu às expectativas ou se há algo mais em que você possa ajudar é uma ótima abordagem. Isso reforça o cuidado da sua marca, gera confiança e aumenta as chances de o cliente voltar a comprar no futuro. E essa informação pode ser coletada no checkout da sua loja ou no caixa, quando ele estiver finalizando a compra.

Além da mensagem, oferecer um desconto na próxima compra é uma estratégia eficaz para incentivar a recompra. Essa oferta pode ser apresentada de forma envolvente, como um agradecimento pela compra anterior ou uma surpresa exclusiva. O desconto não apenas cria um senso de urgência para que o cliente retorne, mas também reforça a sensação de benefício e valorização.

Com todas essas estratégias e ações bem planejadas, nesse fim de ano não será só o bom velhinho que será lembrado, a sua marca também! Boas vendas 🙂 

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