Maiores investimentos em Relações Públicas
O consumo global de notícias digitais aumentou mais de 30% ao longo dos últimos anos e o número de visitantes de sites de notícias digitais continua crescendo. De olho nesse cenário, muitas empresas direcionaram seus orçamentos para os canais on-line. Porém, com o aumento dos custos da mídia digital, 2024 vai obrigar as marcas a procurarem novas alternativas. Com isso, os serviços de Comunicação Empresarial e de Relações Públicas serão mais buscados no ano e estarão posicionados, novamente, como estratégicos para as companhias que desejam não só promover seus produtos, mas também melhorar a reputação para gerar valor para os negócios. Aumento do custo da mídia paga deve ampliar os investimentos em Comunicação Empresarial e Relações Públicas
Mais presença digital das marcas
As compras e decisões de consumo continuarão sendo impactadas pelas comunidades on-line e pelos influenciadores. O Brasil tem pelo menos 500 mil influenciadores com no mínimo 10 mil seguidores cada, segundo pesquisa da Nielsen Media Research. Em 2024, a importância desses públicos continuará crescendo, porém, as marcas terão dificuldade para manter relacionamento orgânico com eles. Marcas tentarão atrair nomes famosos e, também, contratar microinfluenciadores para divulgar seus produtos, dependendo da estratégia de negócio. A experiência dos profissionais de comunicação será fundamental para a escolha dos influenciadores corretos para não colocar as marcas em risco.
Novas ações para colaboradores
As empresas irão direcionar novos esforços de marketing para os funcionários, tendo eles como embaixadores corporativos em todos os níveis e por meio de todos os canais. Ao trabalhar a imagem de seus profissionais nos meios digitais, as companhias adotarão uma nova estratégia para contornar os altos valores dos anúncios on-line. Não há dúvidas de que é mais rentável alavancar os colaboradores e incentivá-los a promover a cultura da organização, produtos e serviços do que divulgar posts para públicos diversos que nem sempre são atingidos pelas campanhas porque, na maioria das vezes, os investimentos disponíveis são baixos. Além disso, a força dos testemunhais ajuda na criação de narrativas mais autênticas e convincentes. O alerta fica por conta dos concorrentes, que sairão ávidos em busca dos melhores talentos que foram amplamente propagados pelas redes sociais. Para solucionar essa questão e acertar no formato, será fundamental a curadoria de especialistas em comunicação.
Identidade digital de executivos
O ano de 2024 será um divisor de águas entre os profissionais que possuem boa presença digital e os que não conseguem destaque. Com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn permite que organizações e indivíduos demonstrem seus conhecimentos e suas capacidades para um público mais amplo, além de desenvolver relacionamentos com stakeholders de interesse. Por esses motivos, também é um ótimo lugar para profissionais mostrarem sua liderança inovadora e estabelecer uma presença on-line eficaz. Especialistas em PR serão contratados para atuarem como ghostwriter de empresários e diretores, além de médicos, advogados, consultores e profissionais que precisam da Internet para conseguirem sucesso em suas carreiras. Além dos perfis empresariais que já são desenvolvidos por especialistas, a tendência para o ano é ter as agências assumindo a gestão por completo dos perfis pessoais dos executivos.
Comunicação objetiva e transparente
Para se manterem competitivas em 2024, as marcas precisarão simplificar suas mensagens para torná-las mais curtas e de fácil entendimento. O ano será das marcas que conseguirem ser concisas, cativantes e, principalmente, autênticas. A Internet mudou a propaganda e a comunicação, as redes sociais criaram novos formatos e os Reels desafiam os limites para um modelo de vídeos curtos. O crescimento do TikTok no Brasil comprova que mensagens podem virar memes e trends mesmo sendo absolutamente curtas. Sem dúvida, 2024 será marcado pela comunicação curta, objetiva e transparente.