Linna: Uma Marca, Uma História – Empreendedorismo Feminino

Do Artesanato ao Empreendedorismo;

Conheça a história da empresária Rosi Frigo Luz, a única mulher entre os quatro irmãos, que soube combinar a veia empreendedora de seu pai com a inspiração artística de sua mãe. Essa combinação única de influências deu origem a uma trajetória marcada por determinação e muita sabedoria, resultando na rede de lojas Linna

Motivada por grandes referências familiares, começou a criar suas próprias bijuterias, transformando sua habilidade em uma oportunidade de negócio. Inicialmente focada na produção e venda de suas bijuterias, ela logo percebeu o potencial de expandir seu negócio: começou a comprar materiais em grande escala, permitindo-lhe oferecer preços mais competitivos. Com o crescimento das vendas foi uma das responsáveis pela popularização do setor e recebeu o prêmio “Personalidade Feminina” em 1999 por seu desempenho como empreendedora. Nada mais justo, né?

O nome que marcou o comércio de Porto Alegre;

A loja de Rosi não era apenas um empreendimento; era uma extensão de sua história familiar. Inspirada pelo nome de sua mãe, Angela, a loja foi batizada como Linna

A matriz se encontra no centro de Porto Alegre, lugar no qual foi marcado pelo início da rede de lojas. Presente na vida dos gaúchos há 30 anos e sempre sendo referência no setor de artesanato e decoração. Atualmente, possui 7 lojas, entre Porto Alegre e na região metropolitana. 

E o que está por trás desse sucesso que atravessa gerações?

Na entrevista exclusiva para o Dia do Empreendedorismo Feminino, Rosi compartilhou um insight valioso que deveria ser o alvo de todo empreendedor: seus clientes.

Sim, é isso mesmo! Ao longo desses 30 anos de trajetória no comércio, o impulso por trás da expansão da rede de lojas foi a habilidade de ouvir e satisfazer as demandas dos clientes que visitavam a loja, compartilhando suas necessidades e claro sendo sempre escutados pela empresária. A conexão estabelecida não apenas solidificou a base de clientes, mas também garantiu uma reputação de confiança e comprometimento. Os clientes sentiam-se valorizados, percebendo que a Linna não era apenas um espaço de comércio, mas um ambiente onde suas vozes eram ouvidas.

Assim, a ampliação da rede de lojas não foi apenas consequência do êxito nos negócios, mas uma evidência clara da crucial importância de construir laços valiosos com os clientes.

E a dica final que Rosi ressalta é: Tenha persistência em seus empreendimentos!! Não desista, é difícil mesmo mas vale muito a pena!

Destaques