Guia: Como fazer fotos para o seu e-commerce

Confere aqui as nossas dicas para tirar boas fotos para o seu e-commerce e aumentar as suas vendas e se tornar mais atrativos para os seus clientes.

Enquanto que na loja física o cliente pode experimentar, tocar e até sentir aroma do produto, na loja virtual é preciso utilizar outras formas para mostrar o que está sendo vendido, e uma delas é através da produção fotográfica. Mas não adianta fazer as fotos de qualquer jeito! É necessário planejar e organizar a diária para produzir as fotos dos seus produtos. Muitos tutoriais na internet que dão dicas de fotografia acabam focando na produção de conteúdo destinado aos profissionais da área, que trabalham com equipamentos de ponta. Só que a gente sabe que essa não é a realidade dos pequenos empreendedores que já têm outros custos envolvendo a abertura do negócio próprio online.

Mas, calma! Com as nossas dicas você vai conseguir produzir as fotos dos seus produtos com o smartphone ou uma câmera digital mais simples. As fotos bem produzidas podem transmitir experiência similar que o cliente vivência na loja física, aumentando as vendas no seu e-commerce. Acompanhe as nossas dicas!

Ângulos:

Mostrar todos os detalhes do produto, por todas as perspectivas possíveis! Ofereça diversos pontos de vista do seu produto. Isso pode eliminar certas “travas” no caminho da compra. Essa é a sua vitrine! O produto tem outras opções de cor? Fotografe! ao invés de detalhar mais nas informações do produto, mostre através das imagens. Deixe para as descrições apenas os pontos técnicos, dados sobre funcionalidade, e tudo aquilo que não é possível fotografar. Do produto em si, mostre tudo, todos os detalhes! As fotos dos produtos são os melhores conversores em venda na sua Loja Online 😉

Iluminação:

Cuidado com o flash! Em alguns casos ele pode tornar a imagem do seu produto (quando a imagem fica muito branca), e acaba por ocultar algumas características. Evite que a luz reflita diretamente no produto. A iluminação é o segredo na hora de fotografar! Escolha um local naturalmente bem iluminado para montar o seu pequeno estúdio, e se a câmera usada por você permitir operações no modo manual, é bom ajustar a velocidade do obturador para lenta – isso garante mais nitidez ao produto – neste caso, é fundamental usar o tripé, dando estabilidade para a imagem não sair tremida. Ainda que você tenha o melhor equipamento de iluminação, vale aproveitar a luz mais natural possível. Os melhores horários são início de manhã e fim de tarde (a chamada Golden Hour). E a última e importantíssima dica desse tópico é: prefira iluminar o ambiente das fotos com luz branca – aquelas lâmpadas fluorescentes mesmo! Você Pode até pegar alguma lâmpada que utiliza em uma luminária ou abajur, por exemplo, e montar um suporte com cordão, assim, pode movimentar a luz para a melhor direção para a foto que estiver produzindo.

Fidelidade das cores:

Use luz natural para iluminar o produto! Quando você utiliza alguma luz colorida, como amarela ou verde, por exemplo, a imagem fica deturpada. E quando isso acontece, o cliente pode comprar um produto esperando algo, e ao recebê-lo perceber que é diferente. Decepção na certa! Prestar atenção nesse tópico evita que você perca tempo e dinheiro, já que evita trocas e retornos. Você também pode tratar as imagens, fazendo ajustes de cor e alguns cortes, por exemplo, utilizando programas e aplicativos de edição, como, Adobe Lightroom, Adobe Photoshop, Afterlight e VSCO. Os filtros do Instagram também são bons aliados! Com eles, você pode redefinir a intensidade do efeito escolhido, corrigir o ângulo, o brilho, o contraste, entre outros. Ajustes são muito bem vindos! Apenas cuide para não perder a veracidade da imagem 😉

Fundo infinito:

Utilize fundo branco para fotografar os seus produtos – e apenas utilize outra cor de fundo caso o seu produto seja branco. Use uma mesa ou outra superfície que sirva como base e cole uma cartolina ou EVA branco nesta mesa e na parede, de modo que o papel fique levemente curvado, para dar a sensação de fundo infinito. Isso faz com que o cliente que está navegando nas páginas do seu e-commerce preste 100% de atenção à sua mercadoria. O fundo branco também proporciona contraste e claridade, que ressaltam as características do produto. “Mas eu posso usar outra cor?” Claro! Aposte em cartolinas coloridas que estejam de acordo com a identidade visual da marca, ou até mesmo alinhada ao conceito das fotos, mas sempre prestando atenção à detalhes como o produto em si, levando em consideração estampa, visualização etc. Não esqueça que o produto precisa estar em evidência.

Como montar o seu próprio estúdio de fotografia para a sua Loja Virtual

A ideia é que você gaste o menos possível, basta usar a criatividade! Confere as nossas dicas 😉

Para montar o mini-estúdio, lembre-se que a luz do local seja fria, ou seja, branca, utilizando a lâmpada fluorescente que já recomendamos nesse artigo. Aqui, uma lista de material que você vai precisar:

→ 1 caixa de papelão, custo zero;

→ 2 metros de TNT branco, R$ 6,00 (em média);

→ 2 folhas de EVA para fundo infinito, R$ 4,00 (em média);

→ 1 frasco pequeno de cola branca comum, R$ 3,00 (em média).

A ideia é que as paredes laterais e superior fiquem “vazadas” para entrar a iluminação. Elas devem ser revestidas com uma dupla camada de TNT branco, a caixa de papelão deverá ser recortada nestes pontos formando “janelas”. No local onde ficará o produto que será fotografado é colocado o EVA para o efeito de fundo infinito (O bom do EVA é que ele tem a textura fosca que você precisa), ele deve ficar solto na parte inferior para ser ajustado à particularidade de cada objeto. A dica é que tenha também opções em preto, vermelho e azul, neste caso, será necessário um tratamento posterior no Photoshop.

Tripé:

Um dos acessórios mais antigos e indispensáveis da fotografia, é essencial para evitar movimentos que resultam em fotos tremidas. Auxilia na produção de fotos nítidas, e garante que as imagens sejam feitas no mesmo lugar, com mesmo quadro e ângulo. E na hora de escolher o seu tripé, pode optar por modelo com apoio de chão (principalmente, se for utilizar câmera digital para a produção das fotos), ou um tripé de mesa articulado com hastes flexíveis, que se agarram a praticamente todas as superfícies.
Dica extra: vale lembrar que além do tripé, você também pode fazer bom uso de um Anel de Luz LED – aquele suporte de altura regulável, com um arco no topo com algumas mini lâmpadas de LED, muito comum em salões de beleza. Na internet é possível encontrá-los em diversos modelos, tamanhos e preços!

Edição:

Quanto melhor você aprender a fotografar os produtos para a tua loja, a ideia é que seja necessário cada vez menos trabalho de pós produção (a edição). Então, fotografe repetidas vezes até que você esteja satisfeito com a imagem. Aí sim, hora de retocá-la! E se você utilizou as nossas dicas, fotagrafando o teu produto com a exposição adequada em um fundo neutro, tudo fica mais simples nessa etapa 😀

Estilo:

É indispensável que seja mantido o mesmo tamanho em todas as fotos, que mantenham o mesmo filtro de cor, a mesma maneira de mostrar o produto. Isso inspira confiança no cliente, e a real sensação de que está realmente vendo os produtos da mesma marca.

Espaço

Não esqueça de deixar espaços vazios em torno do produto, no fundo infinito instalado no espaço destinado para a produção das fotos. Isso dá contexto ao produto e permite com que o cliente possa imaginar melhor como ficará a peça na realidade. O tamanho das imagens que vão para o site precisa ser sempre o mesmo! Elas devem ser um pouco mais quadradas (pelo menos 800 x 800 pixels) – e considere sempre deixar uma margem para ter aquele espaço pra jogo, sabe? Para a edição, caso utilize para a produção de cards, por exemplo.

Formas de Apresentar o Produto

Foto Conceitual

Produto + Pessoa

Matéria-prima

Contexto

Embalagem

Na hora de produzir as fotos de produto para o e-commerce da sua marca, jamais esqueça que as vendas são online, logo, mostrar a maior fidelidade do seu produto significa vender mais!

Destaques

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