O Dia do Consumidor não é só uma oportunidade de aumentar as vendas, mas também de fortalecer o relacionamento com seus clientes. E é exatamente nesse momento que muitas marcas começam a criar estratégias de vendas, investem em conteúdos e lançam anúncios.
Originalmente, a lógica aqui é a promoção de um consumo consciente, a proteção dos direitos dos consumidores – a informação, a segurança e a escolha. O mês e, especificamente 15 de março, vem se tornando a segunda ‘’Black Friday’’ do ano mas, na verdade, vai além. A data começou a ser promovida como uma estratégia do varejo para aquecer as vendas no primeiro trimestre do ano, que é conhecido por ser uma temporada de “vacas magras”.
Para se ter uma campanha de sucesso é preciso, antes de tudo, ter como mensurar o desempenho. E é aí que mora o principal desafio do varejo, ter dados. É desperdiçar recursos investir em campanhas promocionais sem o devido monitoramento da jornada dos leads da descoberta à compra. Afinal, apesar de ser a estratégia promocional mais aplicada, competir por preço muitas vezes não é sustentável e nem recomendado.
A estratégia de preço
A estratégia mais clássica, o feijão com arroz dos varejistas, são as ofertas de preço baixo e queima de estoque. Mas, será que funciona? Na maior parte das vezes, sim, não é à toa que é tão popular. Só que tem uma pegadinha: a tal liderança de custo.
“Vende barato quem compra barato” e é por isso que fica tão difícil concorrer com os grandes varejistas; as PMEs não têm tanto poder de barganha, logo, baixar preço pode comprometer (e muito) as margens.
O lojista precisa entender seus números para entender se a campanha trouxe retorno, se os esforços extras realmente valeram a pena ou se no final das contas ficou “elas por elas”. A priori é muito simples aplicar uma estratégia de preço baixo, é colocar um desconto agressivo, porém sem um lastro não fideliza os clientes a longo prazo (inclusive muitas vezes educa mal e causa uma percepção errada de preço x valor).
Mas calma, dá pra ir além dos descontos, existem outros fatores além do preço baixo (motivos que justificam pagar mais) e a boa notícia é que os consumidores estão buscando justamente isso. Cashback, Programa de Pontuação, Clube de Assinatura, entre outras, alteram a percepção do valor e podem trazer resultados muito mais sólidos no longo prazo.
E, por que disputar por compras únicas apenas focando numa época promocional quando se pode planejar algo para data que contribua também para o longo prazo da marca? Este é o movimento que o varejo precisa fazer para não depender tanto das datas comemorativas, que pode ser algo perigoso. Para ler mais sobre, clique aqui.
Preço + comodidade
O preço não é mais o grande decisor de compra, há diversos outros elementos que guiam a jornada de consumo. O que não mudou e não vai mudar é que as pessoas querem sentir que fizeram uma boa escolha, uma boa compra, que “se deram bem”.
- Consumidores que utilizam cashback gastam, em média, 84% a mais por mês do que os demais.
- Os consumidores preferem o parcelamento no crédito sendo o meio mais querido, com 43,5% de preferência
- 75% dos consumidores que pesquisam produtos e serviços pela internet dão preferência a empresas que oferecem programas de benefícios.
“Tem que ser fácil”, ninguém quer ter trabalho para comprar né? Os clientes esperam uma experiência de compra cada vez mais integrada e personalizada, com transações rápidas e opções de entrega flexíveis. E essa experiência precisa ser consistente em todos os canais. A jornada de compra, seja no online ou no físico, precisa estar totalmente conectada. Estudos mostram que:
- 50% dos consumidores evitam marcas que não oferecem uma experiência integrada entre os canais.
- 47% usam dispositivos móveis para comparar produtos enquanto estão na loja.
- 46% verificam a disponibilidade de itens antes de visitar a loja física.
Essa integração é possível com uma infraestrutura de unified commerce, que proporciona uma experiência de compra contínua e personalizada, unificando todos os canais da marca. Dando ao cliente o poder de escolha de como quer ser atendido, como quer receber e por onde quer comprar.
- 64% preferem a opção de comprar pela internet e retirar o produto na loja física.
- 76% preferem comprar na loja e receber em casa.
- 80% dos consumidores consideram a rapidez da entrega um fator essencial ao decidir por uma compra online
A necessidade do Unified Commerce
Em resumo: embora ações pontuais sejam importantes, não são suficientes, para ter sucesso vá além! Use as datas comemorativas, como o Dia do Consumidor, de chamariz, como o mote da campanha, mas tenha em mente estratégias de longo prazo.
O segredo para o sucesso no varejo está em entender o comportamento do consumidor, investir em tecnologia para otimizar operações e criar uma experiência de compra integrada e personalizada. Não basta apenas atrair clientes com promoções e descontos – é preciso fidelizá-los oferecendo soluções que realmente atendam às suas necessidades, tanto no online quanto no offline.
Os clientes esperam que os varejistas ofereçam interações consistentes e personalizadas, com transações rápidas e sem complicações, com visibilidade de estoque em tempo real e opções de entrega flexíveis. A verdadeira fluidez da jornada de compra está no Unified Commerce. A tecnologia preenche as lacunas entre os canais, é o elo que viabiliza essa operação.
Dia do Consumidor na prática
Agora que ficou claro que uma campanha promocional vai muito além do desconto e a importância de uma infraestrutura tecnológica para lojas. Vamos te inspirar para próximas ações com exemplo de dois grandes varejistas.
Boticário

O Boticário está focado em ofertas exclusivas em todos os seus canais de vendas, o que ajuda a expandir o alcance tanto no online quanto no offline. O grande diferencial dessa estratégia é que, além dos descontos, as compras realizadas com determinados produtos acumulam cashback para futuras compras. E, para atrair mais clientes para o app — que ainda é o canal menos utilizado comparado ao site e às lojas físicas — a marca está oferecendo cupons exclusivos para a primeira compra. E no Dia do Consumidor, esse cupom foi ainda mais vantajoso. Essa abordagem foca não apenas em descontos, mas em um benefício contínuo com o cashback, tornando a experiência de compra ainda mais interessante.
Petlove

A PetLove, uma das marcas mais queridas do universo pet, tem se destacado pelo foco no seu clube de assinatura. Eles oferecem um cupom super atrativo para a primeira compra quando o cliente inicia a adesão ao clube. Além disso, a mensalidade do clube também ganhou desconto. Ou seja, a marca uniu duas estratégias em uma só: atrair novos clientes para o clube de assinatura e divulgar seus benefícios, que são o foco principal da marca.