Há quem diga que é uma data americanizada, que não tem porque ser celebrada por aqui, mas o fato é: Valentine’s Day já entrou no calendário comercial de lojistas brasileiros, e você deveria adorar isso! O dia de São Valentim, ou seja, o Dia dos Namorados americano é comemorado no dia 14 de fevereiro e o interesse crescente das pessoas em comemorar o Valentine’s Day abre mais uma oportunidade de venda para o seu negócio!
O Google Trends (site que monitora e informa as buscas online) apontou que os brasileiros estão procurando cada vez mais pelo termo “Valentine’s Day” no Google Brasil, esse número quase dobrou. Essa pode ser a oportunidade perfeita para você acelerar suas vendas na época de férias de verão. Afinal, o perído pós Black Friday & Natal, no início do ano seguinte, representa inevitavelmente um menor volume de vendas para as lojas. Os consumidores já gastaram com as celebrações de fim de ano, estão pagando impostos do início do ano e ainda por cima podem querer devolver ou trocar produtos das compras anteriores. E você precisa aprender a lidar com toda essa situação. Veja alguns pontos de atenção que vão te ajudar a vender no Valentine’s Day:
Selecione os Produtos
Fazer a seleção dos produtos que estarão em destaque é uma etapa fundamental para ações promocionais, você precisa ter o carro chefe (o produto que você quer colocar em evidência, ou seja, vender mais) além de alguns produtos complementos, para ter opções para montar kits ou ainda com diferentes precificações. Principalmente se o seu negócio ainda é pequeno não há necessidade de apostar toda a sua linha de produtos em toda data comercial. Afinal, promover um produto tem um custo, de tempo para criar materiais de divulgação e dinheiro para promover anúncios. Então otimize seu orçamento tendo em mente que é uma data romântica.
Crie uma experiência
Sim, todos sabemos que o Valentine’s Day, assim como inúmeras outras, são datas comerciais, foram pensadas para isso: fomentar o comércio. E sabe o que é maravilhoso nisso? É que de toda forma também fomenta o amor! As pessoas ficam mais emotivas, independente do seu nicho de mercado crie uma atmosfera romântica, de esse toque a mais nos seus produtos. É uma data especial deixe isso em evidência!
Trabalhe a divulgação
O que não é visto não é lembrado, certo? Pois então, planeje suas ações de marketing para divulgar que a sua marca está preparada para o Valentine’s Day