O que mudou no GA4 do Google Analytics?

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O Google lançou em 2020 o Google Analytics 4, nova versão do Google Analytics que veio para se tornar a versão padrão da ferramenta. Além disso, já foi anunciado que não teremos mais o Google Analytics Universal rodando. Por isso, se liga no post!

O GA Universal era baseado em pageviews, ou seja, cada vez que a página do site carregava, o código do Google Analytics carregava junto. Por isso, tudo dependia dessa forma de coleta. 

Além disso, o GA era muito voltado e desenvolvido para sites. Mas no mercado cada vez mais possui aplicativos, com grandes marcas investindo pesado nessa frente. Portanto, o Google precisava se adaptar para que sua ferramenta funcionasse também para apps e o GA4 serve justamente para três frentes: app, web e App + Web.

A forma de coleta do GA4 é baseada em eventos, mas o que são eventos? São as interações que o usuário executa em seu site ou app como, por exemplo, clicar em um menu, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site

Em resumo, todas as ações que o nosso usuário executa dentro do site ou app são eventos para a ferramenta. No GA4, tudo é baseado nisso e não no mais em pageview.

No GA Universal, ao instalarmos a tag de pageview, tínhamos praticamente 70% dos relatórios prontos. Muita gente já conseguia se virar bem com esses relatórios. Ele fazia com que as pessoas acreditassem que a instalação era fácil e que “tudo” já vinha configurado, mas o GA4 mudou isso.

Mas não é só instalar o GA4 e está tudo configurado? Não! Nele, temos os eventos que vêm configurados por padrão na ferramenta! Fora esses eventos, temos mais uma série de eventos pré-configurados para sites (12) e apps (85). Você pode ver a lista completa na documentação do Google aqui

Então, é muito importante que você saiba o que é um plano de mensuração e comece a executar ele sempre antes de criar uma conta no GA4. É através do plano de mensuração que você saberá o que é importante para seu negócio e deixará tudo configurado e documentado para não perder dados. Do contrário você sentirá falta de informações na hora da análise.

A estrutura de conta do GA4 também sofre mudanças frente ao Universal. O que antes no Universal era separado em:

  1. Conta
  2. Propriedade
  3. Vista.

Agora no Google Analytics 4 é separado em

  1. Conta
  2. Propriedade
  3. Fluxo de Dados

Você agora pode medir seu site, seus aplicativos IOS e Android e, também, um fluxo que seja site + app — inclusive o nome do GA4 inicialmente era Web + App — justamente pelo fato de você conseguir mensurar os dados dessas 2 formas. Massa, né?

É importante ressaltar que o GA4 para apps não funciona sozinho. Ele precisa da criação do Firebase, uma ferramenta do Google exclusiva para mensuração, organização e análises de aplicativos. Logo, ao criar um fluxo de dados para app, você será obrigado a criar uma conta do Firebase.

Métricas exclusivas do Google Analytics 4:

Sessões engajadas 

Uma sessão engajada decorre do desejo de remover rejeições da contagem de sessões. Portanto, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário ficar com o site ou app aberto em primeiro plano por 10 segundos. Se ele sair antes disso, contará como uma rejeição, mas não como uma sessão engajada.

Na sessão engajada, serão contados apenas os usuários que de fato estão com o site/app aberto e usando. Já abas abertas em que o usuário não esteja “ativo” não serão contabilizadas.

Sessões engajadas por usuário 

É a média de sessões que cada usuário engaja. Se virmos o mesmo ID de usuário retornando várias vezes — pode ser de 3, 4 ou 5 sessões por usuário — e, em seguida, calcularmos a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1, com o número real dependente de quantos usuários novos ou recorrentes (ou cookies excluídos) seu conteúdo tem. 

Tempo médio de engajamento

Esta é uma grande evolução da visão App + Web. O tempo médio de engajamento mede o tempo que aplicativo ou site ficou em primeiro plano no navegador ou celular do usuário.

Taxa de engajamento

Porcentagem de sessões que interagiram. Lembrando que, por padrão, a interação aqui são sessões que ficaram mais do que 10 segundos com o site ou app aberto em primeiro plano. O cálculo é feito dividindo as sessões com Interação pelo total de sessões.

Essas métricas listadas acima são exclusivas do GA4 e trazem evoluções bem interessantes para o nosso mercado. E aí, curtiu as mudanças?