BConnected: Insights para franquias & varejo

Com o tema inspirador “Impactar e Escalar: A Jornada das Empresas Ousadas”, o BConnected 2024 trouxe a São Paulo o maior evento de gestão, redes de negócios e franquias da América Latina. Organizado pelo Grupo Bittencourt, o encontro de dois dias foi palco de debates e inovações, conectando líderes e profissionais em busca de crescimento e transformação no mercado. 

Mais de 25 painelistas renomados do setor de gestão de negócios e franquias compartilharam cases, estratégias de sucesso e iniciativas inovadoras. Durante o evento, foram discutidos temas essenciais para o universo das franquias e do varejo, com a presença de grandes marcas, como Stanley, Heineken, Dior, e Melissa. Além disso, o BConnected proporcionou um networking de alto nível entre formadores de opinião, CEOs e líderes de empresas. 

Outro ponto em destaque foi o prêmio top 25 Franchising Brasileiro, promovido pela Bittencourt, destacou as companhias e as redes que mais ousaram no último ano. A divulgação das franqueadoras está no final do conteúdo 🙂 Mas vamos falar das palestras? A Mark separou os principais insights para você!

 #Franchising

Caroline Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt, apresentou um estudo sobre o setor de franchising (também conhecido como franquia empresarial), apontando que 93% dos franqueados têm treinamento contínuo, o que reforça a importância do desenvolvimento constante para o sucesso dos negócios. 

As franqueadoras estão cada vez mais atentas à satisfação dos clientes na concessão de novas unidades. Agora, elas avaliam não só a capacidade de investimento dos franqueados, mas também demonstram uma maior responsabilidade e foco na qualidade da operação.

Outro ponto destacado foi a importância da diversificação dos canais de vendas, que ainda é uma oportunidade pouco explorada. Possibilidades como clubes de assinatura e live commerce, por exemplo, não estão sendo plenamente trabalhadas, o que restringe a capacidade das redes de alcançar os consumidores em diferentes momentos da jornada de compra. Caroline questionou: “Por que se limitar a uma loja física em um mercado cada vez mais digital? Diversificar ajuda a não colocar todos os ovos na mesma cesta.”

Inclusive, você sabia que a Mark possibilita que os varejistas testem os diversos canais de venda? Entregamos uma infraestrutura de comércio omnichannel completa já pronta. Desde o PDV do balcão da loja até o robô de atendimento no chat, passando pelo e-commerce, clube de assinatura, dashboards administrativos e automações para ativar a base de clientes. Quer saber mais? Chama nosso time e diz que você viu o conteúdo a BConnected para ter benefícios diferenciados!

 #VarejoOnipresente

Paulo Pedó, Líder da Comunidade Melissa, subiu ao palco com o tema “Varejo Onipresente e com Estilo”, abordando como a Melissa uniu suas lojas físicas à experiências digitais para criar um modelo de varejo que combina o melhor dos dois mundos. Essa integração visa proporcionar ao cliente uma experiência excepcional, alinhada à identidade da marca. Pedó ressaltou “tecnologia é meio, não é fim; ela só vai funcionar se for para as pessoas e com as pessoas”, fica claro que tudo é sobre conexão com os consumidores, é fundamental entender que, quem não sabe lidar com pessoas, não as compreende, não sabe lidar com os negócios. Neste sentido, foram apresentadas também algumas tecnologias utilizadas pela empresa, como CR e Vitrine Digital, além de, claro, ferramentas para entregar Omnicanalidade. 

 #Fidelização

A palestra “Rentabilizando Conexões” da Claudia Vilhena, CMO do Sam’s Club, discutiu estratégias de fidelização por meio de experiências personalizadas. Criar conexões autênticas, adaptadas a cada canal de venda, é muito importante, pois a experiência de compra difere significativamente de entre as possibilidades do ambiente físico e o online.

Ela apresentou táticas que incluem o uso de dados de comportamento de compra para oferecer recomendações individualizadas, que permite um relacionamento mais próximo com uma comunicação de fato relevante para o cliente. É claro que além da hiperpersonalização,  a personalização (que é digamos o primeiro estágio da personalização)segue como boa aliada! Afinal, segmentar clientes com perfis semelhantes, permite a criação de estratégias direcionadas que promovem maior engajamento e retenção.

 #Capacitação&Tecnologia

Fabio Araújo, gerente-geral da Sodiê Doces, apresentou as estratégias mais recentes da empresa, que assume seus franqueados como o principal cliente, o foco deles é esse aperfeiçoamento. Araújo ressaltou a importância do treinamento mensal para garantir alinhamento e eficiência na gestão. 

Como parte da estratégia, a Sodiê investiu em tecnologia e ferramentas, como o “dashboard de gestão,” que apoia o controle financeiro e de estoque, capacitando franqueados para o uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial.

Araújo também apresentou o conceito “2 horas,” uma prática diária que orienta os franqueados a dedicarem uma hora para atualizar o sistema com notas fiscais e dados de vendas, 30 minutos para analisar concorrentes e tendências de mercado, e outros 30 minutos para revisar os números da loja. Essa abordagem contribuiu para um crescimento de 82% da Sodiê nos últimos dois anos, impulsionando o desempenho das unidades. 

Um dos grandes momentos do Bconnected 2024 foi a sétima edição do prêmio Top 25 do franchising brasileiro, que premiou franqueadoras que promoveram transformações significativas em seus mercados.

As empresas são:

  • 5àsec Brasil
  • Algar Telecom
  • AlphaGraphics
  • Anjos Colchões
  • Arezzo
  • Calçados Bibi
  • Casa Bauducco
  • CNA Idiomas
  • Criamigos
  • Grupo Boticário
  • Grupo Ri Happy
  • Home Angels
  • Kopenhagen
  • Limpidus
  • Maria Brasileira Franchising
  • McDonald’s
  • Natura
  • Nutty Bavarian
  • RE/MAX
  • Sodiê
  • Sorridents
  • Stone
  • Supera Ginástica para o Cérebro
  • Tintas MC
  • Usaflex

O evento não apenas celebrou as conquistas do setor, mas também destacou a relevância da inovação, capacitação e construção de relacionamentos duradouros. Com insights valiosos e discussões enriquecedoras, ficou evidente que o futuro do comércio é a tecnologia. E você, lojista! Como está investindo para fazer seu negócio crescer e se destacar no mercado? Venha conversar com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos!

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