São dois tipos de impressoras mais usados:
1) Impressora de Cartucho
É a que todo mundo conhece. Coloca o cartucho e imprime. Com cartucho original, sai uns 50 centavos de tinta por folha impressa. Com cartucho recarregado, dá pra chegar a uns 20 centavos de tinta por folha impressa, mas tem os riscos que vem com não utilizar um produto original. Precisa ser utilizada ao menos uma vez por semana para evitar que o cartucho resseque e precise ser trocado antes de gastar. Uma impressora de cartucho sai por 300 a 500 reais.
2) Impressora de Tanque de Tinta
Tem um reservatório para colocar direto tinta de impressão. Fica muito mais barata a unidade de folha impressa (2 centavos de tinta original) e não tem o problema de secar o cartucho, mas precisa fazer uma manutenção cada 2-3 anos (dependendo da quantidade de uso) que vai custar uns 200-600 reais (dependendo do modelo). A impressora em si sai por uns 750 a 1100 reais.
Para quem vai imprimir até umas 50 folhas por mês, a de cartucho vale mais a pena. É mais barata pra começar e as pessoas já estão mais acostumadas. A partir de 100 folhas por mês, já faz sentido pensar em uma impressora de tanque de tinta. Apesar de ter o custo de manutenção cada 2-3 anos e o custo inicial maior, os 20 a 50 centavos economizados por impressão logo pagam isso.